Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131111
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVEIRA, P. M. da
STONE, L. F.
CAETANO, J. P. M.
CAETANO, M. M.
SARMENTO, P. H. L.
OLIVEIRA, L. F. C. de
Additional Information: PEDRO MARQUES DA SILVEIRA, CNPAF; LUIS FERNANDO STONE, CNPAF; JOAO PEDRO MIRANDA CAETANO, FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS, Paracatú-MG; MATEUS MIRANDA CAETANO, FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS, Paracatú-MG; PEDRO HENRIQUE LOPES SARMENTO, CNPAF; LUCIENE FROES CAMARANO DE OLIVEIRA, CNPAF.
Title: Teores foliares de cálcio e boro no feijoeiro influenciados pelo tempo de molhamento da água de irrigação por pivô-central.
Publisher: Global Science and Technology, v. 13, n. 3, p. 36-40, 2020.
Language: Portugues
Keywords: Tempo de molhamento
Lavagem de nutrientes
Description: A lavagem de nutrientes das folhas de plantas pela água das chuvas é um fato reconhecido no meio agronômico. Com o advento da prática de irrigação de grandes áreas, em diferentes culturas, o fenômeno ainda não mereceu a atenção necessária. O objetivo do estudo foi determinar o conteúdo foliar de cálcio e boro no limbo foliar do feijão, em razão do tempo de molhamento da planta, ocasionado pelo tempo de operação do pivô-central, em quatro diferentes pontos de localização no campo, ao longo do raio do equipamento. O estudo foi conduzido no município de Cristalina - GO, em uma lavoura de feijão, de propriedade particular, irrigada pelo sistema de irrigação por pivô-central. A cultivar utilizada foi a BRS FC402. No início do florescimento da cultura, foram coletadas amostras de folhas da planta para análise foliar. Até aquele momento de coleta das amostras, a cultura tinha recebido 150 mm de água de irrigação. As amostras foram coletadas em quatro pontos equidistantes ao longo do raio do pivô-central, com quatro repetições. Foram analisados os teores de cálcio e boro no limbo foliar. Os teores desses nutrientes foram tanto maiores quanto menores os tempos de molhamento foliar pela água de irrigação.
Thesagro: Feijão
Phaseolus Vulgaris
Cálcio
Boro
Irrigação por Pivô Central
Nutrição Vegetal
NAL Thesaurus: Beans
Plant nutrition
Boron
Calcium
Data Created: 2021-04-07
ISSN: 1984-3801
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gst-v13-2020.pdf246,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace