Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131460
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: LAMEIRA, O. A.
RODRIGUES, S. de M.
SOUZA, I. N. G.
CAMPELO, M. F.
MOREIRA, R. K. V. P. P.
SILVA, A. C. B. da
SANTOS, M. C. A. dos
RAMIRES, A. C. S.
Additional Information: OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; ISIS NARYELLE GOÉS SOUZA, Engenheira Florestal pela UFRA; MEICIANE FERREIRA CAMPELO, DOUTORANDA UFPA; RUANNY KAREN VIDAL PANTOJA PORTAL MOREIRA, DOUTORANDA UFPA; ANA CAROLINE BATISTA DA SILVA, GRADUANDA UFRA; MILA CRISTINE ALMEIDA DOS SANTOS, GRADUANDA UEPA; ALLAN CHRISTIAM SANTOS RAMIRES, GRADUANDO UFRA.
Title: Efeitos de diferentes concentrações de nitrato de Amônio e nitrato de potássio na micropropagação de Physalis angulata L.
Publisher: Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11 , p. 85090-85097, nov. 2020.
Language: Portugues
Description: O camapú (Physalis angulata L.) pertence à família Solanaceae, encontra-se distribuída em regiões tropicais e temperada do mundo. Tem se destacado no mercado agroindustrial e apresenta grande potencial farmacológico. A propagação in vitro é de fundamental importância para a conservação de espécies cujas propriedades medicinais são forte alvo de pesquisa. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das diferentes concentrações do composto mineral nitrato de amônio e nitrato de potássio na micropropagação de Physalis angulata L. visando à redução de custos do meio de cultura MS. O experimento continha cinco tratamentos meio de cultura sólido MS completo, MS + ½ NH4NO3, MS + ½ KNO3, MS + ¼ NH4NO3 e MS + ¼ KNO3. Cada tratamento era composto por quatro repetições com dois frascos, e cada frasco contendo 30 mL de meios de cultura com três explantes. As avaliações ocorreram após 30 dias da inoculação para as variáveis, número de brotações, número de raízes, comprimento do maior broto e da maior raiz, além do peso médio de massa fresca e massa seca do matéria vegetal. Não ocorreu diferença significativa para número de brotos e de raízes, e para peso de massa seca. Para comprimento do maior broto, comprimento da maior raiz e peso da massa fresca, os meios de cultura MS completo, MS + ½ NH4NO3 e ½ KNO3 foram os mais significativos, respectivamente.
Thesagro: Cultura de Tecido
Planta Medicinal
Camapú
Nitrato de Amônio
Nitrato de Potássio
NAL Thesaurus: Physalis angulata
Data Created: 2021-04-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Physalis-angulata.pdf398,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace