Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131461
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SILVA, A. R.
RODRIGUES FILHO, J. A.
CARVALHO, E. J. M.
SANTIAGO, A. V.
VELOSO, C. A. C.
MARTINEZ, G. B.
Additional Information: ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; JOSE ADERITO RODRIGUES FILHO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ALAILSON VENCESLAU SANTIAGO, CPATU; CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; GLADYS BEATRIZ MARTINEZ, CPATU.
Title: Estoque de carbono e mitigação de metano produzido por bovinos em sistema integração pecuária-floresta (IPF) com eucalipto no Sudeste Paraense.
Publisher: Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 39997-40016, Apr. 2021.
Language: Portugues
Keywords: Integração pecuária-floresta
Description: Os sistemas integrados de produção são estratégias que visam a produção sustentável, integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área buscado a associação entre os diversos componentes agrícolas e do ecossistema, englobando a adequação ambiental, valorização do homem e a viabilidade econômica. Dentre os benefícios do sistema está a diminuição da emissão de CO2 para atmosfera e consequentemente a mitigação das mudanças climáticas. Neste trabalho objetivou-se estimar o estoque de carbono do eucalipto e o seu potencial de neutralizar as emissões de metano entérico de bovino pela fixação de CO2 no componente florestal em um sistema pecuária-floresta (PF). Os dados foram coletados em um sistema ILPF implantado na Fazenda Mogi Guaçu, município de Paragominas ? PA. Para a avaliação do estoque de carbono da espécie florestal foram realizadas duas medições aos 6,7 e 8,3 anos de idade em 4 parcelas de 924 m². Foram avaliadas 40 novilhas da raça nelore, com idade média inicial de 19 meses rotacionadas em 4 piquetes de 5 hectares, onde o período de observação foi de aproximadamente 1 ano avaliando o desenvolvimento ponderal dos animais. Observou-se que as emissões de metano pelos animais foram neutralizadas pela fixação do CO2 eq no fuste das árvores de eucalipto, mantendo um saldo positivo de 0,1645 Mg ha-1, mesmo quando considerado no balanço apenas 25% do volume útil após o desdobro em serraria.
Thesagro: Bovino
Carbono
Metano
Eucalipto
Data Created: 2021-04-21
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estoque-de-carbono.pdf514,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace