Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131786
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: NARVAES, I. da S.
PORRO, R.
CORDEIRO, T. F.
ELLERES, F. A. P.
SAMPAIO, S. M. N.
WATRIN, O. dos S.
Additional Information: IGOR DA SILVA NARVAES, INPE; ROBERTO PORRO, CPATU; TÁSSIO FRANCO CORDEIRO, UFV; FREDERYCO AUGUSTO PEREIRA ELLERES, UFRA; SANDRA MARIA NEIVA SAMPAIO, CPATU; ORLANDO DOS SANTOS WATRIN, CPATU.
Title: Efetividade de uma iniciativa de manejo para contenção da exploração florestal ilegal em um Projeto de Desenvolvimento Sustentável em Anapu, Pará.
Publisher: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, v. 16, n. 1, p. 97-114, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Projetos de Desenvolvimento Sustentável
Geotecnologias
Manejo florestal comunitário
Análise multitemporal
Projeto DETEX
Description: A pressão por áreas florestais a serem exploradas é constante na Amazônia. Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) constituem uma modalidade de assentamento rural com objetivos sociais e ambientais, tendo o manejo florestal sustentável como alternativa para geração de renda. Utilizando a metodologia de ?Detecção de exploração madeireira em tempo quase real? (DETEX), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este estudo analisou a ocorrência de exploração florestal licenciada e não autorizada no PDS Virola-Jatobá (PDS-VJ), município de Anapu, Pará, no período de 1999 a 2016. Foram identificadas alterações não autorizadas em 18.519 ha, sendo que 92% desta alteração ocorreram anteriormente a 2004, quando houve o assentamento das famílias, e outros 4,9% ocorreram quando o plano de manejo conduzido pela associação local não havia iniciado ou estava interrompido. Os resultados comprovam a assertividade das técnicas utilizadas, embora limitadas pela resolução espacial das imagens Landsat. O PDS-VJ, apesar de ainda não ter sido eficaz na consolidação de meios de vida sustentáveis, tem no manejo florestal uma alternativa que se mostrou promissora na contenção da exploração florestal não autorizada, pois apenas 3,1% das alterações ilegais observadas ao longo de 18 anos ocorreram durante sua vigência.
Thesagro: Assentamento
Reforma Agrária
Manejo
NAL Thesaurus: Amazonia
Data Created: 2021-05-12
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bol-MPEG-CN-Efetividadenarvaes-2021.pdf869,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace