Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132000
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Trigo - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: FARIA, L. P. de
Additional Information: LUCAS PINTO DE FARIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ CAMPUS LUIZ MENEGHEL CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.
Title: Características agronômicas e qualidade fisiológica de sementes de trigo cultivado com doses de nitrogênio e de trinexapac-ethyl.
Publisher: 2021.
Pages: 64 p.
Language: Portugues
Notes: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Agronomia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Ricardo Silva (CNPT)
Keywords: Adubação nitrogenada
Hormônio sintético vegetal
Rendimento de grãos
Germinação de sementes
Description: O trigo é utilizado como matéria-prima em vários produtos industriais, sendo indispensável no complexo agroindustrial, seja na alimentação humana ou animal. A adubação com nitrogênio (N) é fundamental para a cultura do trigo, pois aumenta seu rendimento de grãos e a qualidade da farinha; porém, ela pode aumentar o acamamento da lavoura. O trinexapac-ethyl é um produto hormonal redutor do crescimento de plantas, e ele é amplamente utilizado para reduzir o acamamento de lavouras de trigo. Neste contexto, o trinexapac-ethyl e o N podem ser manejados em conjunto, diminuindo a possibilidade de acamamento da lavoura e elevando o rendimento de grãos. Além disso, as condições ambientais e os materiais genéticos são fatores que influenciam fortemente a resposta das plantas a doses de N e de trinexapac-ethyl. Finalmente, há pouca informação disponível sobre a influência da adubação nitrogenada e do redutor de crescimento de plantas sobre a qualidade fisiológica das sementes produzidas pela lavoura de trigo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de doses de N e de trinexapac-ethyl sobre características agronômicas de plantas e sobre a qualidade fisiológica de sementes de trigo. O experimento foi conduzido em dois ambientes edafoclimáticos, Londrina e Ponta Grossa, em delineamento em blocos casualizados, contendo o arranjo fatorial 2 × 3 × 3, sendo dois genótipos de trigo (WT 15008 e WT 15025), três doses de N (0, 40 e 120 kg ha-1) e três doses do redutor de crescimento de plantas (0, 200 e 400 mL ha-1 do produto comercial Moddus®). Foram avaliadas características agronômicas relacionadas à produtividade do trigo (peso hectolítrico, peso de mil grãos, densidade populacional de plantas férteis, altura e acamamento de plantas, e rendimento de grãos) e características de qualidade fisiológica de sementes (germinação e vigor de sementes?pelos testes de frio e envelhecimento acelerado; comprimento e matéria seca de plântulas). A adubação com a maior dose de N ocasionou efeitos negativos na cultura do trigo, como o maior acamamento de plantas em Londrina e a redução do vigor das sementes produzidas. A pulverização de trinexapac-ethyl na lavoura de trigo prejudicou a qualidade fisiológica das sementes produzidas, reduzindo o comprimento e a matéria seca de plântulas relacionadas a Londrina e Ponta Grossa. Houve uma ampla diversidade de interações entre os fatores estudados, que influenciaram diretamente as eficiências do trinexapac-ethyl e da adubação nitrogenada sobre a cultura do trigo. O fator genético associado às condições ambientais são os principais determinantes das características agronômicas das plantas de trigo e fisiológicas das sementes produzidas, sobressaindo-se aos efeitos da adubação nitrogenada e da aplicação de trinexapac-ethyl. Palavras-chave: Triticum aestivum L.; Adubação nitrogenada; Hormônio sintético vegetal; Acamamento de plantas; Rendimento de grãos; Germinação de sementes.
Thesagro: Triticum Aestivum
Adubação
Data Created: 2021-05-25
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Faria-2020-UENP.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace