Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132099
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GODOY, R. C. B. de
BARRETO, A. G.
CHÁVEZ, D. W. H.
SÁ, D. de G. C. F. de
NOGUEIRA, R. I.
CARVALHO, C. W. P. de
FREITAS, S. P.
Additional Information: ROSSANA CATIE BUENO DE GODOY, CNPF; ANGELA GAVA BARRETO, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA, RIO DE JANEIRO; DAVY WILLIAM HIDLGO CHÁVEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; DANIELA DE GRANDI C FREITAS DE SA, CTAA; REGINA ISABEL NOGUEIRA, CTAA; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; SUELY PEREIRA FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Title: Aceitação de snacks de pinhão recheados com pasta de amendoim por consumidores curitibanos.
Publisher: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Pages: p. 31.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 344).
Language: Portugues
Notes: Resumo.
Keywords: Farinha de pinhão
Description: O Brasil é o maior produtor de arroz da América Latina e também é onde ocorre a espécie Araucaria angustifolia, cujas sementes ou pinhões constituem opção de renda para pequenos produtores. Tanto o arroz como o pinhão são ricos em carboidratos e ambos têm ?uma mesma? vantagem de não conter glúten, tornando-os aptos ao processamento dentre produtos para celíacos. O segmento de produtos isentos de glúten tem registrado aumento na oferta de produtos alternativos. Snacks elaborados com farinha de arroz e farinha de pinhão representam uma tecnologia inovadora. No desenvolvimento de produtos, o consumidor é quem dá a palavra final, sendo fundamental que testes afetivos sejam aplicados com esse público, para se conhecer o potencial de aceitação de um novo produto. Snacks elaborados com farinha de arroz e pinhão (proporção de 10%, 30% e 50%), açúcar, extrato proteico de soja, sal e bicarbonato de sódio foram processados e recheados com pasta de amendoim. Os produtos foram avaliados por 100 consumidores no Mercado Municipal de Curitiba, servidos em ordem balanceada, usando escala hedônica facial de nove pontos. Todas as formulações atingiram a região de aceitação da escala (acima de 6), entre gostei ligeiramente a gostei moderadamente. As médias das formulações foi de 6,50 (10% de farinha de pinhão) e 6,70 (para 30% e 50%) de farinha de pinhão na formulação. Os consumidores jovens tiveram grande apreciação pelo produto, ressaltando preferência pela textura crocante e sabor associado da massa ao recheio. Conclui-se que esse produto tem potencial de mercado.
Thesagro: Pinhão
Amendoim
Araucária Angustifólia
Data Created: 2021-05-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg31.pdf235,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace