Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132943
Título: Estaquia e enraizamento de genótipos de erva-mate com elevado teor de cafeína.
Autoria: DUARTE, M. M.
TOMASI, J. de C.
GABIRA, M. M.
VIEIRA, L. M.
AGUIAR, N. S. de
MAGGIONI, R. de A.
NOGUEIRA, A. C.
WENDLING, I.
Afiliação: MANOELA MENDES DUARTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; JÉSSICA DE CÁSSIA TOMASI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MÔNICA MORENO GABIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; LEANDRO MARCOLINO VIEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; NATÁLIA SAUDADE DE AGUIAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; RENATA DE ALMEIDA MAGGIONI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANTONIO CARLOS NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; IVAR WENDLING, CNPF.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Páginas: p. 42.
Conteúdo: O consumo da erva-mate traz inúmeros benefícios à saúde humana, e a crescente demanda por esse produto é atrelada a necessidade de implantação de novos ervais, com base em materiais genéticos selecionados, a fim de proporcionar melhor qualidade e características específicas do produto. Desta maneira, objetivou-se avaliar o enraizamento de estacas de três genótipos de Ilex paraguariensis, com elevado teor de cafeína (EC24, EC45 e EC65), nas quatro estações do ano. As estacas foram preparadas com 12 ± 1 cm, mantendo-se um par de folhas na porção terminal, reduzidas pela metade e a base tratada com 6000 mg.L-1 de ácido indolbutírico. As estacas foram plantadas em bandejas contendo substrato de vermiculita média e acondicionadas em casa de vegetação, com delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial duplo (3 genótipos x 4 estações), com cinco repetições de 10 estacas. Após 100 dias foram avaliados a porcentagem de enraizamento e número de raízes por estaca. Para a variável enraizamento não houve interação entre os fatores, entretanto, houve diferença significativa entre as épocas do ano, sendo primavera e verão as que proporcionaram maiores taxas de enraizamento (86 e 68,7%, respectivamente). Para o número de raízes por estaca houve interação entre os fatores, sendo EC65 na primavera o que produziu maior número de raízes (17,3) e EC45 no outono o menor número de raízes (1,4). Concluiu-se que os genótipos apresentam variação quanto a propagação por estaquia, sendo obtida maior porcentagem de enraizamento na primavera e verão e maior número de raízes na primavera e inverno.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Cafeína
Sistema de Produção
Palavras-chave: Erva mate
Estaquia
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 344).
Notas: Resumo.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg42.pdf210,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace