Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132968
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FELIX NETO, J. da C.
SOUZA, L. J. de A.
ABREU, C. H. M. de
BÁRBARA, V. F.
CUNHA, H. F. A.
TAVARES-DIAS, M.
CUNHA, A. C. da
Additional Information: JOSÉ DA COSTA FELIX NETO, UNIFAP; LUANY JAINE DE ARAÚJO SOUZA, UNIFAP; CARLOS HENRIQUE MEDEIROS DE ABREU, UNIFAP; VINÍCIU FAGUNDES BÁRBARA, UFG; HELENILZA FERREIRA ALBUQUERQUE CUNHA, UNIFAP; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP; ALAN CAVALCANTI DA CUNHA, UNIFAP.
Title: Impactos hidroclimáticos de curto prazo no padrão hidrodinâmico de Rio de Estuário Amazônico, Amapá (AP), Brasil.
Publisher: Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 12, n. 1, p. 161-179, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Fenômeno El Niño
Análise estatística pareada
Séries hidrodinâmicas
Description: O objetivo do trabalho foi analisar o padrão da precipitação, da vazão e do nível de marés semidiurnas na Bacia Hidrográfica do Rio Matapi em 2015, quando ocorreu o mais intenso fenômeno El Niño dos últimos 100 anos. Para tanto, foram quantificados os índices pluviométricos da área da bacia, monitorada a vazão em uma seção do manancial com um Accustic Doppler Profiller e acompanhada a variação do nível da coluna d?água com um sensor de pressão durante ciclos completos de marés semidiurnas ocorridos nos meses de abril, junho, setembro, outubro e dezembro/2015. Os dados climáticos foram estatisticamente testados para a série temporal de precipitação 1961-2010, bem como comparados com os da literatura. Os resultados confirmaram 2015 como um ano climatologicamente atípico, promovendo descargas líquidas significativamente reduzidas em relação às séries disponíveis (Friedman: a<0,05). Especificamente, o padrão hidrodinâmico foi representado por curvas de histerese bem correlacionadas (0,76=R2=0,82), que indicam a diferença entre o comportamento dos fluxos de enchente e vazante das marés. Conclui-se que a variação da precipitação resultou da influência do fenômeno El Niño sobre o padrão hidrodinâmico do rio Matapi em 2015 (p<0,05), sendo de relevante interesse científico seu monitoramento para fins de gestão hídrica, principalmente em tempos de aquecimento global.
Thesagro: Balanço Hídrico
Data Created: 2021-07-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAF-AP-2021-Impactos-hidroclimatico.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace