Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133226
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SUZUKI, L. E. A. S.
REISSER JUNIOR, C.
MIOLA, E. C. C.
ROSTIROLLA, P.
SCHERER, V. S.
TERRA, V. S. S.
PAULETTO, E. A.
Additional Information: LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI, UFPEL; CARLOS REISSER JUNIOR, CPACT; EZEQUIEL CESAR CARVALHO MIOLA, FURG; PABLO ROSTIROLLA, UFPEL; VINÍCIUS SALDANHA SCHERER, UFPEL; VIVIANE SANTOS SILVA TERRA, UFPEL; ELOY ANTONIO PAULETTO, UFPEL.
Title: Atributos físicos e hídricos de um Argissolo cultivado com pessegueiro: variações na posição de amostragem e efeito da irrigação localizada.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 27, n. 1, p. 127-147, 2021.
Language: Portugues
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da irrigação localizada sobre os atributos físicos e hídricos de um Argissolo cultivado com pessegueiro. O experimento foi instalado em um pomar com quatro anos, em parcelas com e sem irrigação, onde foram coletadas amostras de solo em duas camadas (0,00 a 0,05 m e 0,10 a 0,15 m), nas posições de entrelinhas no rodado e entre o rodado das máquinas, e na linha entre e sob a copa das plantas. Amostras de solo com estrutura preservada foram coletadas para avaliação da densidade, porosidade, diâmetro de agregados, condutividade hidráulica e retenção de água. Observou-se que a irrigação localizada não influenciou os atributos físicos e hídricos do solo. Porém, as posições na linha e copa apresentaram maior macroporosidade e condutividade hidráulica, e menor densidade do solo, possivelmente pela construção do camalhão na linha de plantio e por não haver trânsito de máquinas nessas posições. O trânsito de máquinas fez aumentar a densidade do solo nas entrelinhas, ocorrendo diminuição da macroporosidade, particularmente, na camada superficial na posição do rodado. O volume de água disponível foi pouco sensível em identificar diferenças em relação aos efeitos da irrigação, camada de solo e posição no pomar e das variáveis relacionadas à estrutura do solo.
Thesagro: Solo
Argissolos
Pêssego
Irrigação
Data Created: 2021-08-04
ISSN: 2595-7686
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-713-Provas-2156-4-10-20210804.pdf623,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace