Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133356
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SALGADO, C. M.
NASCIMENTO, W. M. O. do
DIAS, A. F.
MALCHER, D. J. de P.
TAVARES, R. F. M.
Additional Information: CAMILA MONTEIRO SALGADO; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; ALEX FELIX DIAS; DEYSE JACQUELINE DE PAIXÃO MALCHER, UENF; ROZANE FRANCI MORAES TAVARES, UENF.
Title: Produção de mudas de açaizeiro em diferentes recipientes e composições de substrato.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PDVAgro, 5., 2020, Virtual. Anais. [S.l.]: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Mudas
Recipientes
Description: O açaizeiro é considerado uma palmeira de enorme potencial econômico, um dos principais pilares culinários da região norte do Brasil, sendo o Pará o maior produtor nacional de açaí atualmente. Hoje o estado ainda apresenta grande produção vinda de plantas nativas, porém com o crescente mercado se vê a necessidade de formações de pomares comerciais e para isso um dos mais importantes insumos são as mudas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes tipos de recipientes e composições de substrato contendo adubo convencional e orgânico sobre a produção de mudas de açaizeiros (Euterpe oleracea Mart.). O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados em esquema fatorial de dois fatores, sendo três tamanhos de recipientes e cinco tipos de substratos. Estes recipientes foram sacos com capacidade de 1.239,90 cm3; 2.754,6 cm3 e vasos com volume para 4.000cm3. Foi usado solo como substrato, contendo as seguintes concentrações: 20%;30%; 40% de cama de aviário; 2g e 3g de NPK na formulação 18.18.18. Sendo que as dosagens de 2 e 3g de NPK teve aplicação parcelada a cada dois meses, totalizando 8 e 12g, respectivamente. Foram avaliados diâmetro do coleto, número de folhas, altura até a inserção e até o ápice das folhas, aos seis e nove meses. Ao final realizou-se a determinação da massa verde e seca da parte aérea e da raiz das mudas. Foi aplicado o Teste de Tukey 5% de probabilidade. Com os resultados verificou-se que, os recipientes foram significativos apenas para o número de folhas, independentemente do tamanho do recipiente usado, os substratos contendo adição de 30 e 40% de cama de aviário são os mais recomendados para produção de mudas de açaizeiros com seis a nove meses. As mudas com aplicação de NPK apresentaram altura de acordo com as normas somente quando nove meses em viveiro. Dessa forma, a cama de aviário apresentou maior importância na formação de mudas, visto que sua variação resultou em melhores diferenças estatísticas. Portanto, foi possível testar diferentes tipos de substratos em diferentes tamanhos de recipientes visando minimizar custos para a obtenção de mudas de qualidade.
Thesagro: Açaí
Substrato de Cultura
Data Created: 2021-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3744.pdf649,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace