Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133360
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DIAS, A. F.
SALGADO, C. M.
RAMOS FILHO, F. L. de S.
SOUZA, O. T. de
NASCIMENTO, W. M. O. do
Additional Information: ALEX FELIX DIAS, UFRA; CAMILA MONTEIRO SALGADO, UFRA; FABIANO LUIS DE SOUSA RAMOS FILHO, UFRA; OLAVO TAVARES DE SOUZA, UFRA; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU.
Title: Produção de frutos em clones da coleção de camucamuzeiro da Embrapa Amazônia Oriental na safra 2019-2020.
Publisher: In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, PDVAgro, 5., 2020, Virtual. Anais. [S.l.]: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Camu-camu
Camucamuzeiro
Description: O camucamuzeiro é espécie frutífera de ocorrência natural em áreas inundáveis às margens de rios e lagos da Amazônia, que apresenta porte arbustivo podendo alcançar de três a seis metros de altura. Devido seu teor de vitamina C o fruto é classificado como matéria-prima de elevado valor nutricional. Esforços da pesquisa vêm sendo enfatizados para a obtenção de tecnologias de propagação e manejo que possam subsidiar cultivos em escala comercial dessa espécie em áreas de terra firme, a exemplo da obtenção de cultivar clonal. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a produção de frutos de dez clones de camucamuzeiro estabelecidos na Coleção de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental, no município de Belém-PA, na safra de 2019 ? 2020, visando verificar os clones mais produtivos. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental, no município de Belém (PA), com plantas de 10 anos idade aproximadamente, estabelecidas na forma de clones. O ex-perimento foi instalado em área de terra firme, com delineamento experimental em blocos casualizados, com dez clones e quatro repetições em parcelas lineares de três plantas. Foi feita a colheita dos frutos da safra de 2019 ? 2020, iniciando no mês de outubro de 2019 e seu termino em março de 2020, sendo feitas vistas 3 vezes por semana. Nos resultados verificou-se que os clones Cpatu-1, 3, 6 e 9, se desta-caram dos demais, com: 17,61; 13,88; 16,63 e 12,31 kg/frutos por planta, respectivamente. A menor produção foi verificada no clone Cpatu-4, com, 4,13 kg de frutos/planta. Na referida safra, os clones Cpatu-2, 4, 5, 7 e 8, obtiveram médias de produção de frutos menores que à da safra (10,88 kg/frutos por planta), com respectivamente: 9,04; 4,13; 7,39; 7,93; e 8,83 kg/planta.Conclui-se, portanto, queos clones Cpatu-1, 3, 6 e 9 foram os que mais se destacaram nessa safra, sendo que os Cpatu-1 e 6 apresentaram mais estabilidade, em comparação com outras safras, e maior de produção de frutos por planta em relação aos demais.
Thesagro: Fruticultura
Myrciaria Dubia
Data Created: 2021-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3653.pdf694,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace