Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133440
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PERLEBERG, T. D.
BARBIERI, R. L.
MARIOT, M. P.
PETER, P.
GOMES, G. C.
SILVA, T. E. DA
VITÓRIA, J. M.
SILVA, P. DA S.
MAGALHÃES, R. DE S. C. DE
Additional Information: TÂNGELA DENISE PERLEBERG, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE; ROSA LIA BARBIERI, Cenargen; MÁRCIO PAIM MARIOT, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE; REJANE PETER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; GUSTAVO CRIZEL GOMES, CPACT; TAMIRES EBELING DA SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE; JOSIANE MENDONÇA VITÓRIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; PATRICK DA SILVA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; RAFAELA DE SOUSA CORRÊA DE MAGALHÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.
Title: Pollinators and seed dispersers of espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia - Celastraceae), a Brazilian medicinal plant.
Publisher: Ciência e Natura, Santa Maria, v. 43, e52, 2021.
Language: Ingles
Description: A espinheira-santa (Monteverdia ilicifolia) é uma planta nativa do Brasil amplamente utilizada na medicina popular por possuir várias propriedades terapêuticas. No que diz respeito à biologia da polinização e da dispersão de sementes dessa espécie não há informações disponíveis na literatura. Neste sentido foram observados e identificados polinizadores e dispersores de M. ilicifolia, bem como o comportamento desses agentes biológicos durante o período de floração e frutificação. Além disso, a frequência de visitas dos polinizadores e a eficiência do dispersor de sementes foram registradas. Verificou-se que na espinheira-santa, a polinização é realizada por dípteros e por himenópteros. Entre os principais grupos de polinizadores estão as moscas, sendo Lucilia eximia, Limnophora sp. e Eristalis sp. as mais frequentes e as vespas, nas quais Brachygastra mellifica, Polistes canadensis, Mischocyttarus sp. e uma espécie da família Tiphiidae foram as mais frequentes. Oito espécies de aves consumiram diásporos (arilos com sementes), atuando como dispersores dessa espécie. No entanto, as seguintes aves foram mais eficientes na dispersão das sementes: Tangara sayaca, Elaenia sp. e Pipraeidea bonariensis. Nesse sentido, M. ilicifolia é uma espécie que possui polinização entomófila e dispersão ornitocórica.
Thesagro: Espinheira Santa
Banco de Germoplasma
Biologia Vegetal
Fenologia
Data Created: 2021-08-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
43185-291057-1-PB.pdf639,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace