Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133639
Título: EDVI e EVI aplicados à análise da dinâmica temporal da cobertura vegetal e usos da terra da Bacia do Córrego Padre Inácio.
Autoria: LUZ, C. C. da S.
RAMOS, A. W. P.
BARROS, C. A. de
NEVES, S. M. A. da S.
SILVA, J. dos S. V. da
GALVANIN, E. A. dos S.
Afiliação: CAMILA CALAZANS DA SILVA LUZ, UNEMAT; ALEXANDER WEBBER PERLANDIM RAMOS, UFMG; CLEBER APARECIDO DE BARROS, UNEMAT; SANDRA MARA ALVES DA SILVA NEVES, UNEMAT; JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; EDINÉIA APARECIDA DOS SANTOS GALVANIN, UNESP.
Ano de publicação: 2021
Referência: Anuário do Instituto de Geociências, v. 44, p. 1-10, 2021.
Conteúdo: Resumo. O objetivo deste estudo é aplicar os índices de vegetação Normalized Difference Vegetation Index (NDVI) e Enhanced Vegetation Index (EVI) para análise da dinâmica temporal da cobertura vegetal e dos usos da terra da Bacia Hidrográfica do Córrego Padre Inácio, no Estado de Mato Grosso. O estudo é desenvolvido na perspectiva de que os dados e informações geradas contribuam para a conservação ambiental do bioma Pantanal, a qual a bacia é contribuinte hídrica. Para tal, foram gerados os dados de cobertura vegetal e dos usos da terra, para o ano de 2016; extração dos dados de NDVI e EVI para o período de 16 anos; verificação a campo para correções e validação; cálculos das curvas médias das classes para cada índice e confecção dos perfis médios. Quatro classes de cobertura vegetal e usos da terra foram identificadas na bacia: Agricultura na Região de Savana (Ac.S); Floresta Estacional Semidecidual Aluvial (Fa); Pastagem plantada na Região de Savana (Ap.S) e Savana Arborizada com Presença de Savana Florestada (Sa+Sd). A Ap.S ocupou áreas originalmente de Fa e Sa+Sd, sendo que as práticas de manejo contribuíram para a aceleração da degradação na bacia, fato evidenciado pelo baixo índice de biomassa. Atualmente a Ac.S (cana-de-açúcar, majoritariamente) tem se expandido, ocupando as áreas de Ap.S degradadas. A baixa densidade da vegetação nativa no entorno dos cursos hídricos sinaliza o descumprimento das normas do Código Florestal. Dessa maneira, é urgente a adoção de práticas de manejo conservacionistas e recuperação das Áreas de Preservação Permanentes dos cursos hídricos, caso contrário, as práticas agropecuárias desenvolvidas na bacia se tornarão inviáveis, provocando o surgimento e a intensificação de problemas ambientais.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Uso da Terra
Cobertura Vegetal
NAL Thesaurus: Pantanal
Remote sensing
Land use
Vegetation cover
Normalized difference vegetation index
Palavras-chave: Conservação ambiental
Enhanced Vegetation Index
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.11137/1982-3908_2021_44_35438
Notas: Artigo 35438.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP-NDVI-EVI-2021.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace