Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133774
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: HENZEL, A. B. D.
GUARINO, E. de S. G.
NORONHA, A.
GOMES, G. C.
MIURA, A. K.
Additional Information: ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL, UFPEL; ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT; ALBERI NORONHA, CPACT; GUSTAVO CRIZEL GOMES, UFPEL; ADALBERTO KOITI MIURA, CPACT.
Title: Vozes Rurais: a racionalidade nos Sistemas Agroflorestais do sul do Brasil.
Publisher: Revista IDEAS, Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 15, p. 1-22, e021011, jan./dez. 2021.
Language: Portugues
Keywords: Sistema agroflorestal
Restauração ecológica
Description: O Sistema Agroflorestal (SAF) ou Agrofloresta possibilita aliar agricultura à conservação ambiental. Conhecer as motivações de agricultores em redesenhar unidades produtivas por meio de SAFs contribuirá para embasar políticas públicas, programas e projetos relacionados. Portanto, com a finalidade de compreender a racionalidade que motiva os agricultores a optarem pelo desenvolvimento de SAFs em suas propriedades, foram entrevistadas dez famílias de agricultores com experiência agroflorestal na Serra dos Tapes, no sul do Rio Grande do Sul, Brasil. As entrevistas foram semiestruturadas, com o objetivo de identificar as motivações que levaram as famílias a se dedicarem às agroflorestas e relacionar estas motivações aos conceitos de racionalidade instrumental e substantiva. Concluímos que os SAFs não são a principal fonte de renda agrícola das famílias entrevistadas, reservando ao sistema um papel mais importante no âmbito ecológico, uma vez que a maioria dos agricultores optou pela agrofloresta a fim de restaurar os agroecossistemas degradados, além de produzir alimentos limpos para autoconsumo, porém, o retorno econômico também é esperado. Os agricultores agroflorestais valorizam as boas práticas agrícolas e enxergam na agrofloresta uma alternativa na busca da segurança alimentar e nutricional, geração de renda e conservação dos agroecossistemas.
Data Created: 2021-08-20
ISSN: 1984-9834
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Vozes-Rurais-e021011.pdf584,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace