Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134038
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LIMA, L. F.
ROMEIRO, A. R.
ABREU, L. S. de
MANGABEIRA, J. A. de C.
Additional Information: LUCAS FERREIRA LIMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU; ADEMAR RIBEIRO ROMEIRO, UNICAMP; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
Title: Construção de uma tipologia para a produção orgânica no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59.; ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM COOPERATIVISMO, 6., 2021, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UnB, 2021. 19 p. Sober 2021, EBPC 2021. Evento online. 20 p.
Pages: 20 p.
Language: Portugues
Keywords: Análise SWOT
Espaço fatorial
Círculo virtuoso
Círculo vicioso
Description: A partir da constatação da realidade brasileira, surge a necessidade de responder a alguns questionamentos: Quais são os entraves para o crescimento da produção orgânica no Brasil? A hipótese geral do trabalho é que no Brasil há um círculo vicioso de interação entre agentes públicos e privados que são entraves ao crescimento da produção orgânica nacional. Para testar essa hipótese primeiramente, apresenta-se com base na revisão da literatura a trajetória da evolução do desenvolvimento da agricultura orgânica do Brasil, período que antecede ao processo de reconhecimento social e institucional e após a institucionalização dos sistemas de produção orgânicos. Para avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da produção orgânica brasileira identificadas no conjunto dos trabalhos científicos analisados e devido à carência de dados estatísticos completos sobre a produção orgânica do Brasil, construiu-se uma tipologia de avaliação da produção orgânica, primeiramente por meio da aplicação de uma metodologia qualitativa denominada análise SWOT Posteriormente, foram propostas ferramentas para a construção de um espaço fatorial em forma de quadrantes, onde a determinação locacional foi testada de acordo com as hipóteses de círculo Virtuoso ou círulo Vicioso a partir de onze fatores críticos de sucesso. Por meio destes testes concluiu-se que a produção orgânica brasileira se encontra no quadrante vicioso, apresentando Virtuosidade Muito Baixa (notas +1 para somente um fator crítico de sucesso) e Viciosidade Muito Alta (notas -1 para dez fatores críticos de sucesso).
Thesagro: Agricultura Orgânica
Data Created: 2021-09-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5944.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace