Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134096
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrossilvipastoril - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PEDRI, E. C. M. de
SANTOS, L. L. dos
WOLF, M. S.
TIAGO, A. V.
CARDOSO, E. dos S.
HOOGERHEIDE, E. S. S.
ROSSI, A. A. B.
Additional Information: ELIANE CRISTINA MORENO DE PEDRI, UNEMAT, Alta Floresta-MT; LARISSA LEMES DOS SANTOS, UNEMAT, Alta Floresta-MT; MARIÉLLEN SCHMITH WOLF, UNEMAT, Alta Floresta-MT; AUANA VICENTE TIAGO, UNEMAT, Alta Floresta-MT; ELISA DOS SANTOS CARDOSO, UNEMAT, Alta Floresta-MT; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT, Alta Floresta-MT.
Title: Genetic diversity among cassava landraces cultivated in the north of Mato Grosso state, Brazil using morpho-agronomic descriptors.
Publisher: Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e25410514871, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Mandiocultura
Mato Grosso
Nova Mutum-MT
Lucas do Rio Verde-MT
Sorriso-MT
Sinop-MT
Itauba-MT
Nova Santa Helena-MT
Terra Nova do Norte-MT
Peixoto de Azevedo-MT
Matupa-MT
Guaranta do Norte-MT
Description: A mandioca é uma das mais tradicionais culturas agrícolas, de relevância socioeconômica, cultivada eficientemente, em todas as regiões do Brasil. Objetivou-se neste estudo caracterizar 71 etnovariedades de mandioca, cultivadas no norte do estado de Mato Grosso, por meio de descritores morfoagronômicos, bem como destacar as etnovariedades com características desejáveis para o cultivo comercial e processamento agroindustrial. Para tanto, utilizou-se 31 descritores qualitativos e oito quantitativos. Os dados foram analisados com auxílio do software Excel e do programa Genes. Com base nos dados qualitativos evidenciou-se variabilidade fenotípica entre as etnovariedades e a formação de dez grupos genéticos pelo método UPGMA. Todas as etnovariedades apresentam raízes com mais de uma característica desejável pelos consumidores e, portanto, de interesse agronômico e comercial. Por meio dos dados quantitativos foi possível a formação de oito grupos distintos. As etnovariedades LCA09, MTA02 e MTA05 foram as mais dissimilares. Os descritores comprimento médio da raiz (65,70%) e comprimento do pecíolo (14,44%) foram os que mais contribuíram para a diversidade genética entre as etnovariedades. A análise conjunta dos dados reuniu as etnovariedades em nove grupos genéticos, sem duplicidade de material. Conclui-se que as etnovariedades de mandioca cultivadas por agricultores familiares no estado de Mato Grosso apresentam diversidade genética quanto aos descritores morfoagronômicos. Congregam características desejáveis pelos consumidores, apresentam potencial para cultivos comerciais e processamento agroindustrial, podendo ser úteis como progenitoras em programas de melhoramento com a espécie.
Thesagro: Fenótipo
Recurso Genético
Mandioca
NAL Thesaurus: Phenotypic variation
Manihot
Genetic resources
Data Created: 2021-09-06
ISSN: 2525-3409
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace