Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134171
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO, M.
GODOI, S. C. DE
FURTADO, A. L. dos S.
Additional Information: MATHEUS RIBEIRO, BOLSISTA CNPM; STELA CRISTINA DE GODOI, PUC-CAMPINAS; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM.
Title: Análise das condições de moradia das famílias de baixa renda do município de Campinas (SP).
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Cadastro único
Condição socioeconômica
Moradia adequada
Vulnerabilidade social
Description: Neste estudo, foram analisadas características do responsável familiar (RF) e dos domicílios das famílias pertencentes ao Cadastro Único (CadÚnico) do município de Campinas, para captar uma visão atual da realidade social das famílias de baixa renda. Foram utilizados os dados do CadÚnico para o município de Campinas, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). Foram consideradas variáveis do responsável familiar e da moradia. Os resultados demonstram que as famílias cadastradas no CadÚnico enfrentam condições socioeconômicas extremamente desfavoráveis: a renda média das famílias é de R$ 130,00 mensais e 70% delas ganham menos de R$ 200,00 mensais; são majoritariamente chefiadas por mulheres (88%) e, na média, compostas por até três pessoas; 50% dispõem de somente 1 dormitório para 2 residentes; 96% dos RF indicaram que a moradia é particular permanente e 98% das moradias são feitas de alvenaria (indicadores positivos); 73% das famílias residem em moradias com piso de cerâmica e 24%, com piso de cimento; 15% vivem em residência sem medidor de energia elétrica. Nossos resultados fornecem evidências de que as famílias cadastradas no CadÚnico sobrevivem em situação econômica desfavorável, a qual afeta negativamente sua saúde física e mental. Essas famílias de baixa renda têm menor probabilidade de ter recursos ou resiliência para lidar com impactos negativos e maior probabilidade de viver em moradias com estruturas ineficientes.
Data Created: 2021-09-09
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5948.pdf329,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace