Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134195
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DAMACENO, T. G.
MINGOTI, R.
PESSOA, M. C. P. Y.
MARINHO-PRADO, J. S.
Additional Information: TAINARA GIMENES DAMACENO, BOLSISTA CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Title: Uso da classificação climática Thornthwaite em estimativa de nicho ecológico de Bactrocera dorsalis no Brasil
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Defesa fitossanitária
Description: A mosca-das-frutas oriental Bactrocera dorsalis (Diptera: Tephritidae) é originária da Ásia e está presente em vários continentes. O inseto apresenta grande capacidade de dispersão e estabelecimento e é praga quarentenária ausente (PQA) no Brasil. A umidade relativa é o principal fator abiótico a ser considerado na longevidade ou sobrevivência de moscas adultas. Por essa razão, a determinação de locais mais propícios ao ingresso e estabelecimento de B. dorsalis deve também considerar áreas favoráveis sob a influência desse fator abiótico. A classificação climática de Thornthwaite considera classes de índices de umidade calculados com base em índices hídricos, e já foi empregada para prospectar adaptação e estabelecimento dessa PQA no Brasil, porém por método de correspondência das classes Thornthwaite às classes de Köppen-Geiger, diante da indisponibilidade de zoneamento nacional com base em Thornthwaite. Um mapeamento de tipos climáticos segundo a classificação de Thornthwaite foi disponibilizado para áreas brasileiras em 2021. O objetivo deste trabalho foi produzir o zoneamento de potenciais nichos ecológicos de B. dorsalis no país considerando o mapeamento de áreas brasileiras conforme os tipos climáticos de Thornthwaite, a ocorrência de ataques da praga em outros países em 18 cultivos hospedeiros, bem como suas correspondentes classes climáticas Thornthwaite, e a presença de áreas desses cultivos em municípios brasileiros. Cruzamentos foram viabilizados por técnica de geoprocessamento utilizando ArcGIS. O resultado sinaliza as áreas nacionais aptas a se tornarem nichos ecológicos de B. dorsalis, com as maiores áreas de alta favorabilidade predominando nas regiões Norte, Sul e Sudeste.
Thesagro: Díptera
Praga Quarentenária
Sistema de Informação Geográfica
Umidade Relativa
NAL Thesaurus: Tephritidae
Data Created: 2021-09-10
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5951.pdf574,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace