Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134197
Title: Avaliação de impactos de políticas públicas na agricultura: estudo bibliométrico para identificação de metodologias e entendimento do estado da arte.
Authors: MENESES, R. M.
PINTO, D. M.
Affiliation: RODRIGO MAINARDI MENESES, ESTAGIÁRIO CNPM; DANIELA MACIEL PINTO, CNPM.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Description: A agricultura é o setor econômico de maior interferência do Estado, pois além de ser a atividade de maior risco (clima, mercado) é a fornecedora de matéria-prima e alimentos para a nação. Para seu desenvolvimento, instituições de pesquisa como a Embrapa produzem, anualmente, pesquisas focadas nesse assunto. As políticas públicas voltadas para a agricultura são instrumentos de Estado para regular e amparar a produção agrícola nacional. Nesse sentido, esta pesquisa foi produzida com o intuito de verificar o panorama, o estado da arte, do que Faria (2003) chama de subárea das políticas públicas e suas principais preocupações, construções e vertentes de pensamento. A conclusão que este trabalho deixa é a de que se faz necessária uma comunhão dos principais pesquisadores do tema, com a finalidade de estabelecer e promover as diretrizes das avaliações de políticas públicas, que diferem da avaliação política das políticas públicas segundo Figueiredo e Figueiredo (1986), sendo a primeira uma relação causa-consequência e a segunda, uma relação pretexto-contexto.
Thesagro: Políticas Públicas
Keywords: Análise bibliométrica
Avaliação de impacto
ISBN: 978-65-994972-0-9
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5952.pdf456,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace