Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134200
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, G. DE P.
FERREIRA, R. R. M.
GOMES, M. A. F.
ZOLIN, C. A.
QUARTAROLI, C. F.
Additional Information: GABRIEL DE PAULA RODRIGUES, BOLSISTA CNPM; ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CNPM; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; CORNELIO ALBERTO ZOLIN, CPAMT; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM.
Title: Estimativa preliminar da exportação de sedimentos na bacia hidrográfica do Rio Iquiri (Ituxi) em Acrelândia-AC por meio do software Invest.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Geotecnologia
Serviços ambientais
Uso e cobertura da terra
Description: Os serviços ecossistêmicos relacionados ao manejo e à conservação do solo e da água têm recebido especial atenção por parte de gestores ambientais. Assim, tem adquirido fundamental importância entender quais são os impactos negativos e positivos da alteração do uso e cobertura da terra a partir da adoção de práticas de produção agropecuárias na conservação do solo e da água. Para compreender a importância da adoção de práticas conservacionistas no manejo do solo e da água em bacias hidrográficas na Amazônia, este estudo teve como objetivo estimar a exportação de sedimentos por meio da aplicação do software InVEST, no seu módulo Sediment Delivery Ratio (SDR), na área de estudo na bacia hidrográfica do rio Iquiri (Ituxi) em Acrelândia-AC a partir do cenário atual de uso e cobertura da terra. Com área de 24.612 ha, tem como principal ocupação territorial o município de Acrelândia, mas com pequenos contornos em seus divisores de água nos municípios de Senador Guiomard e Plácido de Castro, no estado do Acre. Conforme os resultados estimados pelo módulo SDR, os locais mais vulneráveis foram as lavouras perenes e as lavouras temporárias, com estimativa de perda de sedimentos de 11.648,15 Mg/ano e 4.976 Mg/ano em áreas com 172,69 ha e 88,62 ha, respectivamente.
Thesagro: Conservação do Solo
Data Created: 2021-09-10
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5953.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace