Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134418
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, V. R. M. DA
BARROSO, P. A. V.
BOGIANI, J. C.
RODRIGUES, C. A. G.
Additional Information: VICTÓRIA ROBERTA MACHADO DA SILVA, BOLSISTA CNPM; PAULO AUGUSTO VIANNA BARROSO, CNPM; JULIO CESAR BOGIANI, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM.
Title: Espacialização de dados em mapas na web: plantas daninhas resistentes e susceptíveis a herbicidas no Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 11 p.
Language: Portugues
Notes: Evento online. CIIC 2021.
Keywords: Plantas daninhas
Herbicidas
ArcGis
Qgis
Description: O objetivo deste trabalho foi apresentar a espacialização, a partir de ferramentas da web, de dados obtidos a partir da literatura sobre plantas daninhas resistentes e susceptíveis a diferentes herbicidas no Brasil. Dos artigos consultados, foram retirados os seguintes atributos: gênero, espécie, coordenadas geográficas, mecanismos de ação, grupos químicos e resistência aos herbicidas. Para organização, tabulação, quantificação, vetorização e elaboração de layout dos mapas, foram utilizados os softwares Excel, ArcGis Pro, Qgis Desktop 3.18.1. e GitHub. Observou-se que, do total de 311 biótipos de plantas daninhas avaliados quanto à resposta à aplicação de herbicidas, 132 eram susceptíveis, 93 apresentaram resistência múltipla e 86, resistência simples. O conjunto avaliado compreendeu 57 gêneros de plantas daninhas. Para criação de um web map, foi utilizada a ferramenta qgis2web do Qgis Desktop 3.18.1. Os arquivos obtidos foram inseridos no GitHub, para tornar os dados públicos através de um link criado na plataforma, de modo que qualquer pessoa pudesse ter acesso e interação com o mapa. Os resultados mostraram que a maioria dos biótipos de plantas daninhas coletados e avaliados eram resistentes a herbicidas. Porém, parte dos biótipos suspeitos era, na verdade, susceptível. A espacialização dos dados revelou que boa parte dos casos registrados na literatura concentram-se nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Thesagro: Resistência
Data Created: 2021-09-15
ISBN: 978-65-994972-0-9
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5957.pdf476,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace