Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134452
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PASSOS, L. P.
LUIZ, J. dos R.
LIMA, L. C. R. de S.
REIS, P. R. C.
SOUZA SOBRINHO, F. de
SILVA, J. C. J. da
Additional Information: LEONIDAS PAIXAO PASSOS, CNPGL; JUAN DOS REIS LUIZ, Bolsista; LORENA COSTA ROSA DE SOUZA LIMA, Bolsista; PAOLA RAMOS COUTINHO REIS, Bolsista; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; JÚLIO CÉSAR JOSÉ DA SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Title: Efeitos dos íons amônio e nitrato sobre a fisiologia e balanço nutricional de nitrogênio do capim-braquiária cv. Basilisk.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Description: O nitrogênio é um elemento essencial de elevada importância no manejo nutricional de plantas. Para as gramíneas forrageiras tropicais, a melhor fonte para suprir esse elemento ainda necessita ser definida. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi comparar os efeitos de NH4 + , NO3 - e NH4 + + NO3 - sobre o crescimento, indicadores fisiológicos e assimilação de N do capim-braquiária cv. Basilisk, visando definir a estratégia adequada de fertilização. Plântulas foram cultivadas em ambiente controlado durante 60 dias (em potes com vermiculita e suprimento de solução nutritiva) e avaliadas na colheita. Comparadas à omissão de N, as fontes nitrogenadas propriciaram aumentos significativos em área foliar, número de folhas e comprimento da parte aérea, e não difereriram entre si. A taxa transpiratória foi promovida pelo NH4 + + NO3 - , juntamente com uma tendência de aumento na área foliar. O NH4 + como única fonte de N promoveu aumento no peso fresco total da planta e induziu aumentos significativos no teor de N em folhas e total, indicando maior assimilação desse elemento. Esse efeito foi visualmente respaldado pela coloração verde mais intensa das plantas nesse tratamento. Conclui-se que o fornecimento exclusivo de NH4 + é a opção mais adequada de adubação nitrogenada no período inicial de crescimento do capim-braquiária. O conhecimento obtido será também aplicável para o melhoramento genético da espécie.
Thesagro: Brachiaria Decumbens
Fisiologia Vegetal
Nitrato de Amônio
Nitrogênio
NAL Thesaurus: Ammonium nitrate
Nitrogen
Plant physiology
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitos-ions.pdf218,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace