Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134453
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, G. O.
CAIRO, F. C.
RIBEIRO, A. K. do C.
ALBUQUERQUE, B. S. P.
PEREIRA, B. P.
PAIXÃO, R. Q. da
COMINATO, V.
CAMPOS, M. M.
PEREIRA, L. G. R.
TOMICH, T. R.
MACHADO, F. S.
Additional Information: GABRIELLE OLIVEIRA SOARES, Bolsista; FREDERICO CORREIA CAIRO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; ANA KEREN DO CARMO RIBEIRO, Bolsista; BIANCA SOUZA FERREIRA ALBUQUERQUE, Bolsista; BÁRBARA PIRONE PEREIRA, Bolsista; RAQUEL QUEIROZ DA PAIXÃO, Bolsista; VANESSA COMINATO, Bolsista; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL.
Title: Consumo e comportamento alimentar de novilhas leiteiras em estro.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Keywords: Cio
Pecuária de precisão
Heat period
Precision livestock
Description: O estro em novilhas leiteiras altera o de consumo e comportamento alimentar. O uso de cochos e bebedouros eletrônicos, que geram dados de forma automática, ainda não haviam sido utilizados como metodologia de identificação de estro. O objetivo desse estudo foi avaliar as alterações causadas pelo estro nas variáveis de consumo e comportamento alimentar e hídrico obtidos nos cochos eletrônicos e bebedouros. Foram avaliados o consumo e comportamento alimentar em dois experimentos com novilhas Holandês x Gir. A observação do estro foi realizada três vezes ao dia durante 30 minutos por avaliador treinado e os dados de consumo e comportamentos foram obtidos através de sistema eletrônico de cochos e bebedouros. Foram observados 99 eventos de estro. A avaliação dos dados revelou que o estro interfere no consumo e comportamento alimentar e hídrico, apresentando variáveis com declínio significativo (P<0,05) no dia do estro em comparação aos dias de anestro, em que visitas ao cocho diminuíram em 34,3%, visitas ao bebedouro 25%, consumo alimentar 26,1%, tempo de cocho 39,6% e tempo de bebedouro 49,3%. Cochos e bebedouros eletrônicos permitem identificar variações de consumo e comportamento alimentar causadas pelo estro em novilhas leiteiras.
Thesagro: Eficiência Reprodutiva
Gado Leiteiro
Novilho Leiteiro
NAL Thesaurus: Reproductive efficiency
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Consumo-comportamento.pdf186,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace