Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134454
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO, A. K. do C.
CAIRO, F. C.
ALBUQUERQUE, B. S. F.
SOARES, G. O.
COMINATO. V.
PEREIRA, B. P.
PAIXÃO, R. Q. da
MACHADO, F. S.
PEREIRA, L. G. R.
TOMICH, T. R.
CAMPOS, M. M.
Additional Information: ANA KEREN DO CARMO RIBEIRO, Bolsista; FREDERICO CORREIA CAIRO, UESB; BIANCA SOUZA FERREIRA ALBUQUERQUE, Bolsista; GABRIELLE OLIVEIRA SOARES, Bolsista; VANESSA COMINATO, Bolsista; BÁRBARA PIRONE PEREIRA, Bolsista; RAQUEL QUEIROZ DA PAIXÃO, Bolsista; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL.
Title: Detecção de estro através de sistema de cochos e bebedouros eletrônicos em novilhas leiteiras.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Keywords: Detecção
Machine learning
Randon forest
Regressão logística
Logistic regression
Description: O aumento da atividade das fêmeas bovinas durante o período de estro é responsável pela diminuição do consumo alimentar desses animais. Cochos e bebedouros eletrônicos são capazes de registrar essa variação, entretanto não geram alertas de estro. O objetivo deste estudo foi determinar a eficiência de detecção e detecção antecipada (6 e 12 h de antecedência) do estro por modelos baseados em regressão logística envolvendo Machine Learning, utilizando dados de comportamento e ingestão alimentar e/ou hídrica, gerados por cochos e bebedouros eletrônicos. Foram utilizados dados de dois ensaios experimentais entre 2015 e 2016 com novilhas Holandês-Gir. Todos os modelos de detecção (0 a -24h e 0 a -174h) analisados com e sem a variável de consumo de alimentos foram precisos e acurados. A detecção antecipada do estro com 6 e 12 h de antecedência reduziu a acurácia, a sensibilidade e especificidade dos modelos avaliados. É possível identificar o estro de novilhas leiteiras com base em dados de ingestão e comportamento alimentar/hídrico obtidos em cochos e bebedouros eletrônicos. A detecção do estro pode ser realizada com base nos dados obtidos nas 24 h que antecedem o estro e a exclusão de dados de consumo e utilização somente de dados de comportamento alimentar/hídrico garantiram detecção do estro de maneira acurada e precisa.
Thesagro: Gado Leiteiro
Novilho Leiteiro
NAL Thesaurus: Detection
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Deteccao-estro.pdf135,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace