Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134490
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, N. D.
CAMPOS, E.
NOGUEIRA, T.
SIQUEIRA, K. B.
DAVID, J. M. N.
BRAGA, R.
Additional Information: NEDSON D. SOARES, Bolsista; EMERSON CAMPOS, Bolsista; THALLYS NOGUEIRA, Bolsista; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; JOSÉ MARIA N. DAVID, Bolsista; REGINA BRAGA, Bolsista.
Title: Quais os tipos de queijos mais comentados no Twitter.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Keywords: Mineração de dados
Ontologia
Processamento de linguagem natural
PLN
Rede social online
Natural language process
Mining data
Ontology
Online social network
Description: Redes sociais online como Facebook, Twitter e Instagram estão entre as maiores inovações da internet moderna. Por meio dessas redes, os usuários podem consumir e publicar dados. A capacidade de extrair informações dessa grande quantidade de dados é essencial para a sobrevivência e a modernização das empresas. Com esse objetivo, este trabalho apresenta uma arquitetura que combina técnicas de processamento de linguagem natural (PLN), mineração de dados e ontologias para analisar o conteúdo e a propagação de informações nas redes sociais, com aplicação no mercado lácteo brasileiro. As técnicas foram utilizadas para analisar mensagens postadas no Twitter relacionadas ao queijo com o propósito de identificar os principais tipos de queijo comentados nesta rede social. Como resultado, a metodologia traz a palavra coalho como a que mais se destacou no período analisado, e esta está relacionada ao queijo coalho. A ontologia desenvolvida mostrou resultado satisfatório na organização do conhecimento adquirido do domínio do queijo, e foi capaz de processar e apresentar informações sobre queijos.
Thesagro: Queijo
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quais-tipos-queijo.pdf171,56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace