Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134495
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALVES, A. S.
CAMPOS, R. A.
MALUF, V. H. H. K.
PEREIRA, H. P.
VIEIRA, F. de O.
REIS, D. R. de L.
GUIMARÃES, A. S.
MACHADO, M. A.
MARTINS, M. F.
Additional Information: ANDREZA SOARES ALVES, Bolsista; ROSIANA ANGÉLICA CAMPOS, Bolsista; VICTOR HUGO HALFELD KELMER MALUF, Bolsista; HYAGO PASSE PEREIRA, Bolsista; FELIPE DE OLIVEIRA VIEIRA, Bolsista; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; ALESSANDRO DE SA GUIMARAES, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL.
Title: Identificação de vacas da raça Holandesa portadoras de alelo recessivo das doenças genéticas CVM, BLAD e DUMPS e genotipagem para Beta-caseína.
Publisher: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 25., 2021, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 261).
Language: Portugues
Keywords: PCR-RFLP
Holstein Cattle
Genetic diseases
Description: O Sistema Compost Barn "Vacas e Pessoas Felizes" será implantado no Campo Experimental José Henrique Bruschi da Embrapa Gado de Leite e como uma das etapas de seleção dos animais que comporão o Sistema foi incluída a genotipagem para doenças hereditárias e para o gene da Beta-caseína. Desta forma, o objetivo deste estudo foi à identificação de vacas da raça Holandesa portadoras de alelos recessivos para as doenças hereditárias - Deficiência da Adesão Leucocitária Bovina (BLAD), Deficiência da Uridina Monofosfato Sintase (DUMPS) e Complexo de Má Formação Vertebral (CVM) - e genotipagem para o gene da Beta-caseína. Foram coletadas amostras de sangue das vacas do Sistema de Gado Puro da Embrapa Gado de Leite. A genotipagem dos animais foi realizada utilizando os métodos de PCR-RFLP e PCR Tempo Real. Foi identificado a presença de apenas de 7 animais portadores do alelo de CVM e nenhum portador dos alelos para as demais doenças genéticas assim como, foi identificado 55 vacas A2A2 para o gene da ?caseína. A identificação de animais portadores de alelos relacionados com doenças hereditárias em bovinos é muito importante, pois permiti diminuir a frequência desses alelos na população, principalmente em animais da raça Holandesa, onde a mutação foi identificada e disseminada a nível mundial. Assim como, o conhecimento da variabilidade genética de bovinos para o gene Beta-caseína é de grande importância, pois, esse gene tem sido relacionado com alergia, risco coronário e outras doenças na espécie humana.
Thesagro: Gado Holandês
Doença
Genética Animal
Leite
Data Created: 2021-09-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identificacao-vacas.pdf148,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace