Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134666
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COMINATO, V.
NOGUEIRA, M. A. de C.
CARNEIRO, H.
RIBEIRO, J. B.
MOURA, A. M.
SILVA, G. A. da
MACHADO, F. S.
PEREIRA, L. G. R.
CAMPOS, M. M.
TOMICH, T. R.
Additional Information: VANESSA COMINATO, Bolsista; MARCIANA APARECIDA DE CARVALHO NOGUEIRA, Bolsista; HELOISA CARNEIRO, CNPGL; JOAO BATISTA RIBEIRO, CNPGL; ANDRÉ MORAIS MOURA, Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; GILDO ALMEIDA DA SILVA, CNPUV; FERNANDA SAMARINI MACHADO, CNPGL; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; MARIANA MAGALHAES CAMPOS, CNPGL; THIERRY RIBEIRO TOMICH, CNPGL.
Title: Efeito de aditivo microbiano sobre o aproveitamento ruminal de volumosos à base de cana-de-açúcar.
Publisher: In: PASSOS, L. P. (ed.). Coletânea de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite-PIBIC CNPq 2020-2021. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 262).
Language: Portugues
Keywords: Bactéria lática
In vitro
Levedura
Metano entérico
Enteric methane
Description: Tem sido apontada a possibilidade de se ampliar a digestão ruminal de volumosos, especialmente dos mais fibrosos, com a inclusão de aditivo microbiano nas dietas. Neste trabalho, dois experimentos in vitro foram executados para: 1º) avaliar o potencial de adições individuais de microrganismos isolados do trato digestivo de bovinos em dieta à base de silagem de milho + silagem de cana-deaçúcar sobre a degradação ruminal da matéria seca (DMS) e o rendimento de metano (CH4) e o 2º) avaliar o potencial da adição de um dos microrganismos que se destacou positivamente no 1º experimento para melhorar parâmetros cinéticos de aproveitamento ruminal da matéria seca (MS) das forragens de quatro variedades de cana-de-açúcar. Significância estatística foi considerada quando P&#8804;0,05 e significância marginal quando 0,05<P&#8804;0,10. As adições de seis dos 25 microrganismos testados no 1º experimento resultaram em aumentos de 10,1% até 24,1% na DMS em relação ao tratamento sem uso de aditivo. Os usos de quatro desses seis aditivos na incubação promoveram reduções de aproximadamente 45% no rendimento de CH4 em relação ao valor mais elevado. No 2º experimento foram notadas significâncias marginais para o efeito de utilização de aditivo microbiano sobre a DMS e a degradabilidade efetiva da MS das forragens na taxa de passagem de 2%/h, sendo notados aumentos de cerca de 2,5% quando o aditivo foi utilizado. As taxas de produção de gases foram sempre inferiores quando se utilizou o aditivo microbiano, mas a inclusão do aditivo promoveu redução superior a 50% no tempo de colonização das amostras e afetou positivamente o potencial de produção de gases. Adicionalmente, os rendimentos de CH4 em função da MS incubada ou degradada foram reduzidos em cerca de 12% e 14% pelo uso do aditivo, respectivamente. Os atuais resultados indicam o potencial do uso de aditivo microbiano isolado do trato digestivo de bovinos para melhorar o aproveitamento ruminal de volumosos à base de cana-de-açúcar.
Thesagro: Bactéria
Digestibilidade
Bovino
Silagem
NAL Thesaurus: Digestibility
Lactic acid bacteria
Yeasts
Data Created: 2021-09-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeito-aditivo.pdf146,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace