Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134694
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, S. R. F.
MULLER, M. D.
BARROS, I. de
MARTINS, C. E.
MONTEIRO, R. A. C.
Additional Information: SAMARA ROSA FERREIRA SILVA, Bolsista; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; INACIO DE BARROS, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; ROBERTA APARECIDA C MONTEIRO, CNPGL.
Title: Integração Lavoura-Pecuária para sistemas de produção de leite (Sistema Santa Mônica).
Publisher: In: PASSOS, L. P. (ed.). Coletânea de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite-PIBIC CNPq 2020-2021. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 262).
Language: Portugues
Keywords: Nabo forrageiro
Forage turnip
Pigeon pea
Styling
Description: A otimização e complementação de cultivos garante maior eficiência ao produtor e melhor qualidade ambiental na produção. Para tanto, o objetivo foi avaliar os níveis produtivos da pastagem e das plantas de cobertura nos consórcios após a colheita de milho para silagem. O experimento foi realizado no Campo Experimental Santa Mônica da Embrapa Gado De Leite, Valença ? RJ. Foram implantadas parcelas somente com braquiária e com cobertura de crotalária, estilosantes, mucuna, feijão guandu e nabo forrageiro, após a colheita do milho para silagem. Foram avaliados a cada 30 dias a produção de massa total, massa das plantas de cobertura, massa da braquiária e massa de plantas espontâneas. A massa total no tratamento somente com braquiária teve um aumento considerável após a retirada do milho, houve uma redução na competição por luz e sem o efeito da sombra das plantas de milho, com aumento da luminosidade e, consequentemente, da massa. Nos tratamentos com crotalária, nabo forrageiro e feijão guandu, houve um aumento da produção da primeira para a segunda coleta e diminuiu na terceira. O tratamento com estilosantes não teve tanta diferenciação nas coletas e podendo-se observar uma produção de massa total constante. Já com mucuna, houve aumento de produção da primeira para a segunda coleta e após esta, estabilizou, não tendo aumento significativo. O tratamento somente com braquiária não havia plantas de cobertura. Já o tratamento com estilosantes, não houve germinação no tempo que ainda havia chuva, apesar do vigor das sementes estar normal. Os tratamentos com crotalária e com nabo forrageiro apresentaram aumento de massa significativo da primeira coleta para a segunda, seguido de um decréscimo da segunda para a terceira coleta. O guandu e a mucuna apresentaram aumento de massa significativos em todas as coletas. O nabo forrageiro, a crotalária, guandu e mucuna mostraram os melhores desempenhos produtivos nessa fase.
Thesagro: Brachiaria
Crotalária
Estilosante
Guandu
Mucuna
Data Created: 2021-09-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Integracao-lavoura-pecuaria.pdf145,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace