Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134696
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MALUF, V. H. H. K.
LIMA, T. R. de
CAMPOS, R. A.
SOARES, I. K. de A.
PEREIRA, H. P.
DOMINGUES, R.
REIS, D. R. de L.
MARTINS, M. F.
PANETTO, J. C. do C.
SILVA, M. V. G. B.
MACHADO, M. A.
Additional Information: VICTOR HUGO HALFELD KELMER MALUF, Bolsista; TAMIRES RODRIGUES DE LIMA, Bolsista; ROSIANA ANGÉLICA CAMPOS, Bolsista; ISABELA KAROLINE DE AGUIAR SOARES, Bolsista; HYAGO PASSE PEREIRA, Bolsista; ROBERT DOMINGUES, CPPSUL; DANIELE RIBEIRO DE LIMA REIS FAZA, CNPGL; MARTA FONSECA MARTINS, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL.
Title: Desenvolvimento de teste de genotipagem em bovinos para o SNP A1/A2 do gene da beta caseína, usando a técnica de tetra-primer ARMS-PCR.
Publisher: In: PASSOS, L. P. (ed.). Coletânea de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite-PIBIC CNPq 2020-2021. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 262).
Language: Portugues
Keywords: Beta-caseína
A1A2
Genotipagem
ARMS-PCR
Description: O leite é um alimento rico em nutriente e proteínas, sendo um alimento muito importante na saúde humana. A beta caseína é uma das proteínas mais abundantes no leite bovino, e 12 variantes já foram descritas na literatura. As mais encontradas são as variantes A1 e A2, que diferem entre si por uma troca de nucleotídeo (SNP), que acarreta uma troca de aminoácido. A digestão da beta caseína A1 no trato gastrintestinal humano tem como um de seus produtos finais um peptídeo bioativo denominado beta casomorfina 7, que foi relacionado a várias doenças em humanos. Amostras de DNA de touros da raça Girolando, previamente genotipados para este SNP, foram usados para o desenvolvimento de uma metodologia de genotipagem por tetra-primer ARMS-PCR. Após várias padronizações, a metodologia foi desenvolvida com sucesso, possibilitando a diferenciação dos alelos A1 e A2 por meio de uma técnica simples e econômica, envolvendo apenas um único PCR seguido de eletroforese. A genotipagem para as variantes do gene da beta caseína tem tido uma grande procura por parte dos criadores e programas de melhoramento, que visam produzir animais com genótipos A2A2.
Thesagro: Bovino
Data Created: 2021-09-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvimento-teste-genotipagem.pdf165,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace