Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134698
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Leite - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GLANZMANN, D.
FAYER, L.
ZANETTE, R. S. S.
GERN, J. C.
OLIVEIRA, L. F. C. de
MUNK, M.
BRANDAO, H. de M.
Additional Information: DAVI GLANZMANN, Bolsista; LEONARA FAYER, Bolsista; RAFAELLA S. S. ZANETTE, Bolsista; JULIANA CARINE GERN, CNPGL; LUIZ F. C. DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora; MICHELE MUNK, Universidade Federal de Juiz de Fora; HUMBERTO DE MELLO BRANDAO, CNPGL.
Title: Caracterização físico-química de nanopartículas de dióxido de titânio para produção de nanocompósitos.
Publisher: In: PASSOS, L. P. (ed.). Coletânea de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite-PIBIC CNPq 2020-2021. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2021.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 262).
Language: Portugues
Keywords: Nanopartícula
Dióxido de titânio
Caracterização
Nanocompósito
Nanoparticle
Characterization
Nanocomposite
Toxicidade
Description: A percepção de que animais também sentem medo dor e angústia leva a necessidade de desenvolvimento de inúmeros métodos alternativos ao uso de animais em experimentação. Assim, métodos in vitro são uma alternativa para contornar este problema. Baseado em sua biocompatibilidade e sua baixa toxicidade, as nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2NPs) apresentam grande potencial para serem utilizadas na produção de desenvolvimento de matrizes 3D para a bioengenharia de tecidos. Dentro deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar fisicoquimicamente TiO2NPs para em um futuro utilizá-las para produção de nanocompósitos. Para tanto, TiO2NPs (NM01001a, European Union reference material) foram caracterizadas por técnicas espectroscópica (Raman e Infravermelho), bem como por microscopia de força atômica e espalhamento dinâmico de luz. As TiO2NPs apresentaram geometrias e tamanhos heterogêneos, contudo apresentando pelo menos um dos eixos cardinais com tamanho inferior a 100nm, elevado Índice de Dispersão (0,526 ± 0,05) e baixa estabilidade coloidal (potencial Zeta de -3,50 ± 0.40 mV). Por sua vez, o material apresentou indicativo de elevado grau de preza, com bandas características de ligações de Ti-O e grupos OH na superfície da partícula, respectivamente em 542 e 686 cm− 1 3427 cm− 1 na espectroscopia e infravermelho e 639, 517 e 395 cm− 1 espectroscopia Raman. Baseado nos resultados encontrados, pode-se concluir que as TiO2NPs apresentam elevado grau de pureza e caráter nanométrico com formato heterogêneo. Baseado em dados de literatura que relatam toxicidade em função da forma de nanopartículas, recomenda-se a realização recomenda-se a realização de mais estudos de toxicidade antes de seu uso em nanocompositos destinados a bioengenharia.
NAL Thesaurus: Titanium dioxide
Data Created: 2021-09-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-fisico-quimica.pdf141,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace