Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134704
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CAMPELO, M. F.
LAMEIRA, O. A.
MOREIRA, R. K. V. P. P.
RAMIRES, A. C. S.
Additional Information: MEICIANE FERREIRA CAMPELO, UFPA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; RUANNY KAREN VIDAL PANTOJA PORTAL MOREIRA, UFPA; ALLAN CRISTIAM SANTOS RAMIRES, UFRA.
Title: Fenologia reprodutiva de Ananas comosus var. erectifolius (L. B. Smith) Coppens & F. Leal. e sua correlação com a temperatura média do ar e precipitação pluviométrica.
Publisher: Research, Society and Development, v. 10, n. 5, e7010514621, 2021.
Language: Portugues
Keywords: Fenologia reprodutiva
Precipitação de chuva
Temperatura média do ar
Description: A espécie Ananas comosus var. erectifolius, conhecida como curauá, pertence a familia das Bromeliáceas, na região amazônica sua folhagem tem proveito na produção de fibras e também é considerado uma espécie medicinal. Apesar da sua importância, pesquisas sobre o comportamento da fenologia de espécies com grande potencial econômico da Amazônia são escassas. O trabalho teve como objetivo realizar o estudo das fenofases reprodutivas de Ananas comosus var. erectifolius pertencente ao Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental correlacionando com a temperatura do ar e a precipitação pluviométrica, com a finalidade de indicar a época mais adequada para a coleta e utilização do material vegetal da espécie. As frequências foram registradas semanalmente de janeiro de 2015 a dezembro de 2019. A atividade fenologica exibiu diferenças entre acessos. O índice de correlação de Spearman apontou uma correlação direta e significativa apenas na frutificação em relação à temperatura. O registro fenológico mostrou a máxima concentração de grupos de acessos que apresentaram maiores médias de dias de floração em de agosto, setembro e outubro, com destaque em agosto. A frutificação registrou as maiores médias percentuais de dias de frutificação em agosto, setembro, outubro e novembro, com destaque em outubro. Sugere-se a coleta de material vegetal de interesse da espécie de dezembro á julho, cujo registro de número de dias que ocorrem as fenofases sofre reduções. È pertinente executar posteriores estudos de correlação da fenologia com eventos climáticos considerando individualmente o desempenho de cada acesso.
Thesagro: Curaua
Ananás Comosus
Data Created: 2021-09-22
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo-curaua-fenologia-publicado.pdf320,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace