Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134808
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROSA NETO, C.
SILVA, F. de A. C.
ARAUJO, L. V. de
Additional Information: CALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-RO; LEONARDO VENTURA DE ARAUJO, CPAF-RO.
Title: Correlação entre valor da produção agrícola e produto interno bruto per capita: o caso de Rondônia.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59., 2021, Brasília. Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais. Brasília: Sober, 2021.
Language: Portugues
Keywords: PIB agropecuário
PIB per capita
Rondônia
Description: Analisou-se, com base nos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM 2019) e do Produto Interno Bruto (PIB 2018), a relação entre o valor da produção agrícola e o PIB per capita em Rondônia. No interstício entre 2010 e 2019 a área plantada no estado cresceu 13,6%, com destaque para as lavouras temporárias, que tiveram aumento na área cultivada de 44,2%. No que diz respeito ao valor de produção, soja, milho, café e mandioca foram as culturas que mais se sobressaíram. Essas quatro culturas representaram, em 2019, 85,8% do valor da produção agrícola do estado e ocuparam 88,3% da área plantada. Foram destinados à soja 344,5 mil hectares, 225,4 mil para o milho, 61,8 mil para o café e 22,3 mil para a mandioca. Porto Velho, a capital do estado, lidera o valor da produção agrícola, com 9,4% do valor, seguida de Vilhena, com 8,4%, e Cerejeiras, com 7,2%. Foi estabelecida correlação entre valor da produção e PIB per capita, considerando os dez principais municípios produtores com maior valor de produção para os quatro produtos precitados. Pimenteiras do Oeste e Corumbiara foram os dois municípios com maior valor do PIB per capita, com o PIB agropecuário representando 61,2% e 66,3% do PIB total, respectivamente, com importante participação da soja e do milho nesse contexto. Ainda que o PIB per capita dos municípios com maior valor de produção das culturas consideradas seja influenciado também por outros fatores, é importante considerar essas atividades como indutoras do desenvolvimento. No caso da produção de grãos, principalmente soja e milho, a tendência é que cada vez mais sua participação no valor da produção contribuirá para o aumento do PIB per capita dos principais municípios produtores.
Thesagro: Produção Agrícola
Data Created: 2021-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Correlacao-producao-agricola-e-PIB-Rondonia-Sober-20211.pdf405,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace