Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134942
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Trigo - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2019
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SANTOS, F. A. dos
MICHEL, A.
Additional Information: FELIPE ANTONIO DOS SANTOS, Acadêmico do curso Bacharel em Agronomia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão (IFRS), Sertão, RS, Brasil. E-mail: felipeantonio@hotmail.com.br; ADRIANO MICHEL, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão (IFRS), Sertão, RS, Brasil. E-mail: adriano.michel@sertao.ifrs.edu.br.
Title: Desenvolvimento de genótipos de trigo em soluções nutritivas com alta e baixa concentração de N.
Publisher: 2019.
Pages: 22 p.
Language: Portugues
Notes: Trabalho de Conclusão de Curso (Agronomia) - Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Co-orientador Fabiano Daniel de Bona Embrapa Trigo.
Description: O trigo (Triticum aestivum L.) é um dos cereais mais produzidos mundialmente, sendo o segundo na produção alimentícia. A fim de identificar a eficiência dos genótipos de trigo no uso do Nitrogênio (N) em condições de alta e baixa disponibilidade do nutriente em solução nutritiva, foram avaliadas as seguintes variáveis: N na Raiz (NR) (g kg-¹), N na Parte Aérea (NPA) (g kg-¹), Acumulado Médio de N (AMN) (mg/planta), Razão de N Acumulado (RNA), N na Massa Seca de Raiz (NMSR) (mg/planta), Volume de Raiz (VR) (cm³), comprimento de raiz (CR) (cm), área do sistema radicular (ASR) (cm²) e N na Massa Seca da Parte Aérea (NMSPA) (mg/planta). Realizou-se o experimento em solução nutritiva, com duas concentrações de N (36 g L-1 ? alto N e 3,6 g L-1 ? baixo N), comparando os genótipos. O cultivo foi conduzido em câmara de cultura de plantas no IFRS ? Campus Sertão ? RS. Houve diferenças significativas em alta concentração para as seguintes variáveis NR, NPA, AMN, RNA, VR, CR, ASR e NMSPA e não ocorreu diferença significativa na variável NMSR. Já para as plantas em baixa concentração houve diferença para as variáveis NR, NPA, AMN, RNA, NMSR, CR, ASR e não ocorreu diferença significativa nas variáveis VR e NMSPA. Foi possível determinar os genótipos com maior e/ou menor capacidade de absorção e eficiência na utilização de N. Palavras-chave: Triticum aestivum, nitrogênio, sistema radicular, cultivo, hidropônico.
Thesagro: Trigo
Cereal
Genótipo
Nutrição
Solução Nutritiva
Triticum Aestivum
Nitrogênio
Sistema Radicular
Cultivo Hidropônico
Data Created: 2021-09-30
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace