Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135405
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 1999
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, F. A. de
BERNARDI, A. C. de C.
BITTENCOURT, V. C. de
CARMELLO, Q. A. de C.
Additional Information: FÁBIO ALVARES DE OLIVEIRA, ESALQ/USP; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CNPS; VALDOMIRO CORRÊA DE BITTENCOURT, ESALQ/USP; QUIRINO AUGUSTO DE CAMARGO CARMELLO, ESALQ/USP.
Title: Adubação de soqueira de cana-de-açúcar com soluções de carbonato/bicarbonato de amônio em mistura com sais de potássio e de fósforo
Publisher: Scientia Agricola, v. 56, n. 4, p. 1027-1033, out./dez. 1999. Suplemento.
Language: Portugues
Description: Comparam-se as eficiências de soluções de aquamônia e de carbonato/bicarbonato de amônio contendo sais de K e de P quanto à produção de material seco da parte aérea e ao aproveitamento do N aplicado como fertilizante por cana-de-açúcar. Soqueiras de cana-de-açúcar da variedade "RB72454" foram transplantadas para vasos de 100 dm³ de terra e cultivadas por noventa dias. O delineamento experimental utilizado foi em esquema fatorial 2 x 3 inteiramente casualizado, com 4 repetições. Os tratamentos consistiram no fornecimento de fontes de N em combinações ou não com KCl e NH4H2PO4. Os nutrientes P e K não incluídos em cada tratamento foram aplicados em outro ponto, à mesma distância e profundidade das soqueiras que as soluções de tratamento, para assegurar a igualdade das quantidades de N, P e K aplicadas a todas as parcelas. Avaliaram-se a produção de material seco da parte aérea, a extração total de N e a recuperação do N do fertilizante. Considerou-se, para este último parâmetro, a extração do N do solo pelas soqueiras de unidades que receberam somente sais de K e de P. As soluções com carbonato/bicarbonato de amônio resultaram em maiores produções de material seco da parte aérea que as de aquamônia, porém, não diferiram quanto à extração total de N e ao N recuperado do fertilizante. A adição de KCl e NH4H2PO4 às soluções de N não interferiram na extração e na eficiência de recuperação do N aplicado, para as relações N:K e N:P:K avaliadas.
Thesagro: Adubo
Fertilizante
Nitrogênio
Data Created: 2021-10-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adubacao-de-soqueira-de-cana-de-acucar-1999.pdf257,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace