Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135863
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: SARAIVA, S. M.
FRAGA, V. da S
ARAUJO FILHO, J. C. de
SANTOS, R. F. dos
FELIX, E. dos S.
CAMPOS, M. C.
DIAS, B. de S.
CARNEIRO, K. A. A.
Additional Information: SEBASTIANA MAELY SARAIVA, IFSERTÃO-PE; VÂNIA DA SILVA FRAGA, UFPB; JOSE COELHO DE ARAUJO FILHO, CNPS; ROSEILTON FERNANDES DOS SANTOS, UFPB; EVALDO DOS SANTOS FELIX, INSA; MILTON CESAR CAMPOS, UFPB; BRUNO DE SOUZA DIAS, UFPB; KALLINE ALMEIDA ALVES CARNEIRO, UFPB.
Title: Caracterização de Planossolos nátricos em um gradiente pluviométrico no Semiárido brasileiro.
Publisher: In: RIBEIRO, J. C. (org.). Educação em solos e meio ambiente. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021. cap. 1, p. 1-13.
Language: Portugues
Keywords: Pedogênese
Description: O solo é um recurso natural de extrema importância para a humanidade e como tal tem sido amplamente estudado sob diversos aspectos. De modo geral, o solo apresenta grande variabilidade de ambiente, necessário informações sobre a fertilidade, gênese e mineralogia. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a influência do gradiente pluviométrico na formação e no desenvolvimento de Planossolos localizados em distintos pedoambientes, no estado da Paraíba, estudando seus atributos morfológicos, físicos e químicos. Foi escolhida parte da região semiárida paraibana e subdivida em três subtipos climáticos de acordo com a precipitação média anual: muito seca (< 400 mm), seca (> 400 e <600 mm) e subúmida (> 600 mm), foram abertas três trincheiras para descrição morfológica e coleta de amostras de cada perfil dos solos estudados. Essas amostras foram caracterizadas quanto aos seus atributos morfológicos, físicos (granulometria, argila dispersa em água, densidade do solo e de partículas, grau de floculação e porosidade) e químicos (Ca, Mg, Na e K, Al, H+Al, COT, P e pH). Nos perfis dos Planossolos estudados não foi possível observar relação da profundidade com as condições climáticas, por serem solos formados a partir de rochas mais resistentes ao intemperismo. Aparentemente houve pouca influência do clima na profundidade, sendo mais raso o solo da condição seca e mais profundo o da condição muito seca; por outro lado a precipitação foi preponderante na formação dos horizontes diagnósticos (B plânico), com teores de argila proporcionais à precipitação. Os Planossolos apresentaram altos teores de bases trocáveis e quanto a fertilidade, houve uma tendência de lixiviação de bases na condição subúmida. Em alguns horizontes dos solos estudados foram verificados altos níveis de salinidade.
Thesagro: Planossolo
Fertilidade do Solo
Classificação do Solo
Salinidade
NAL Thesaurus: Soil fertility
Soil classification
Soil salinity
Soil formation
Planosols
Data Created: 2021-11-08
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-de-Planossolos-natricos-em-um-gradiente-pluviometrico-2021.pdf648,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace