Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136088
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Clima Temperado - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FACCHINELLO, P. H. K.
CARVALHO, I. R.
STRECK, E. A.
AGUIAR, G. A.
GOVEIA, J.
FEIJÓ, M.
PEREIRA, R. R.
OLIVEIRA, V. F. de
FAGUNDES, P. R. R.
MAIA, L. C. da
LAUTENCHLEGER, F.
MAGALHAES JUNIOR, A. M. de
Additional Information: PAULO HENRIQUE KARLING FACCHINELLO; IVAN RICARDO CARVALHO; EDUARDO ANIBELE STRECK; GABRIEL ALMEIDA AGUIAR; JANAÍNA GOVEIA; MICHELE FEIJÓ; ROBERTO RAMOS PEREIRA; VICTORIA FREITAS DE OLIVEIRA; PAULO RICARDO REIS FAGUNDES, CPACT; LUCIANO CARLOS DA MAIA; FRANCINE LAUTENCHLEGER; ARIANO MARTINS DE MAGALHAES JUNIOR, CPACT.
Title: Predicted genetic gains weighted by selection pressures for grain quality in irrigated rice.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 56, e02497, 2021.
Language: Ingles
Notes: Título em português: Ganhos genéticos previstos ponderados por pressões de seleção para qualidade de grãos em arroz irrigado.
Keywords: Oriza
Description: O objetivo deste trabalho foi analisar componentes de variâncias e herdabilidades, estimar o ganho de seleção e avaliar as diferentes pressões de seleção para atributos físicos de qualidade de grãos de famílias de gerações segregantes de arroz (Oryza sativa) irrigado, por meio da metodologia REML/BLUP. O experimento foi conduzido no Rio Grande do Sul, Brasil, onde foram realizadas seleções nas gerações segregantes F3, F4 e F5, nas safras 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018, em oito populações segregantes (famílias) oriundas de diferentes cruzamentos. Foram avaliados atributos físicos de qualidade intrínsecos, parâmetros genéticos e resposta à seleção, tendo-se utilizado diferentes pressões de seleção. Foram obtidas estimativas que apresentaram ganhos genéticos para os caracteres de qualidade dos grãos, principalmente para área calcárea total, alvura vítrea, alvura total, relação entre alvura vítrea e alvura total, e percentual de grãos inteiros e quebrados, em seleções nas primeiras gerações. As famílias utilizadas apresentam resultados satisfatórios, sendo superiores às cultivares-controle. Para a maioria dos caracteres, as estimativasde herdabilidade em sentido amplo são consideradas intermediárias, junto com os demais parâmetros, o que mostra a possibilidade de seleção genética para os atributos de qualidade do grão. A resposta à seleção com pressão de 10% é muito promissora para os atributos de qualidade de grãos de arroz.
Thesagro: Arroz
Data Created: 2021-11-11
ISSN: 1678-3921
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPACT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAB-2497-artigo-PH-2021.pdf591,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace