Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136242
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: ARAÚJO, T. L. A. C. de
Additional Information: THIAGO LUÍS ALVES CAMPOS DE ARAÚJO, Universidade Federal do Ceará.
Title: Efeito do mérito genético para acabamento de carcaça e da raça paterna sobre o desempenho, expressão gênica e qualidade da carne de novilhos de corte.
Publisher: Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará, 2020.
Language: Portugues
Notes: Tese apresentada ao Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal da Paraíba como requisito parcial para obtenção de título de Doutor em Zootecnia. Área de Concentração: Nutrição animal. Orientadora: Dr.ª Elzania Sales Pereira. Coorientador: Dr. Rodrigo da Costa Gomes, pesquisador Embrapa Gado de Corte.
Keywords: Aberdeen Angus
Adipogênese
Diferença esperada na progênie
Description: A deposição de gordura subcutânea em novilhos de corte é de grande relevância e o valor genético dos reprodutores pode contribuir para o entendimento e controle eficiente desta característica nos sistemas produtivos de carne bovina. Objetivou-se avaliar os efeitos do mérito genético para acabamento de carcaça (MGA) sobre o desempenho animal, produção e qualidade da carne de novilhos Nelore ou cruzados (½ Aberdeen Angus + ½ Nelore). Os animais foram obtidos pelo acasalamento entre matrizes Nelore com touros Nelore (N) ou Aberdeen Angus (AN). Ambos os grupos genéticos paternos foram selecionados para possuírem diferenças esperadas na progênie (DEP) positivas (+, alto MGA) ou negativas (-, baixo MGA) para acabamento de carcaça (DEPacb). Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, em arranjo fatorial 2 (alto x baixo MGA) x 2 (N x AN). Três estudos foram conduzidos. No primeiro foram utilizados 76 animais (14 N+, 20 N-, 20 AN+ e 22 AN-) em sistema de recria a pasto e terminação de novilhos não castrados em confinamento. Neste estudo avaliou-se o desempenho, comportamento alimentar em confinamento, expressão gênica no tecido adiposo subcutâneo (TAS) e características de carcaça. Os animais foram abatidos e imediatamente foram coletadas amostras de tecido adiposo subcutâneo (TAS) para estudo da expressão relativa dos genes ACC, ADIPOQ, FASN, PLIN, PPAR&#611; e SREBP1. As carcaças foram avaliadas quali-quantitativamente. Para o segundo estudo, foram utilizados 172 animais (34 N+, 33 N-, 46 AN+ e 59 AN-) em sistemas de recria e terminação a pasto. Neste estudo, foram avaliados ao final da recria o desempenho e características de carcaça por ultrassonografia e ao abate. No terceiro experimento utilizou-se 214 novilhos (48 N+, 53 N-, 51 AN+ e 62 AN-) e avaliou-se características físico-químicas da carne e suas correlações lineares com a espessura de gordura subcutânea (EGS). Foram analisados o pH, cor, perdas por exsudação e cocção (PCo) e força de cisalhamento (FC) em amostras de carne não maturadas e maturada por 14 dias. Foram determinadas as concentrações de umidade e gordura (GO) da carne. O MGA não influenciou (P > 0,05) o desempenho, o comportamento alimentar em confinamento e a expressão relativa dos genes estudados. Animais de alto MGA apresentaram maiores (P < 0,05) EGS, escores de acabamento, de conformação e de distribuição de gordura na carcaça em relação aos animais de baixo MGA. A EGS e expressão relativa dos genes ACC, PLIN, PPAR&#611; foram maiores (P < 0,05) no TAS dos animais AN em relação aos N. O MGA não influenciou (P > 0,05) as características físico-químicas da carne. As associações entre EGS e pH, a*, PCo e FC foram significativas (P < 0,05), no entanto, de baixa magnitude. O MGA permite a obtenção de carcaças com maior grau de acabamento sem influenciar o desempenho, comportamento alimentar em confinamento, atributos físico-químicos da carne e expressão relativa dos genes estudados.
Thesagro: Gordura
Gado Nelore
Data Created: 2021-11-17
Appears in Collections:Tese/dissertação (CNPGC)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace