Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136276
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2021
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CHO, D. F.
SCHWAIDA, S. F.
CICERELLI, R. E.
ALMEIDA, T.
RAMOS, A. P. M.
SANO, E. E.
Additional Information: DAVID FERNANDO CHO; SAMUEL FERNANDO SCHWAIDA; REJANE ENNES CICERELLI; TATI ALMEIDA; ANA PAULA MARQUES RAMOS; EDSON EYJI SANO, CPAC.
Title: Desempenho do Algoritmo de Classificação de Imagens Random Forest para Mapeamento do Uso e Cobertura do Solo no Cerrado Brasileiro.
Publisher: Anuário do Instituto de Geociências, v. 44, 37979, 2021.
Pages: 11 p.
Language: Portugues
Keywords: Geotecnologia
Processamento em nuvem
Machine learning
Description: O Cerrado é um ecossistema altamente diversificado e fornece habitat para muitas espécies, porém, vem sofrendo degradação acentuada nas últimas décadas devido à expansão da produção de commodities agrícolas. Esse cenário reforça a necessidade de contínuo monitoramento das mudanças de uso e cobertura do solo, seja com foco na produção agrícola ambientalmente sustentável ou no entendimento do mercado. Recentemente, os algoritmos de aprendizagem de máquina têm-se concretizado como uma abordagem promissora e inovadora para processamento de dados de sensoriamento remoto. Assim, esse trabalho teve por objetivo avaliar o potencial do algoritmo de classificação de imagens Random Forest para o mapeamento e classificação do uso e cobertura do solo no Cerrado Brasileiro. A área de estudo selecionada foram os municípios de Natividade, Chapada da Natividade e São Valério da Natividade, localizados no estado do Tocantins. Os materiais básicos deste estudo foram o modelo digital de elevação produzido pela missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), as imagens de luzes noturnas obtidas pelo sensor Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS) dos satélites Suomi National Polar-Orbiting Partnership (Suomi NPP) e NOAA-20 e as imagens multiespectrais do satélite Landsat 8 Operational Land Imager (OLI), adquiridas entre os meses de maio a outubro de 2013. Todas as análises foram realizadas na plataforma Google Earth Engine que permite processamento de dados em nuvem. Foi gerado um cubo de imagens contendo 38 camadas que foram classificadas pelo algoritmo Random Forest, com 500 árvores de decisão. Para o treinamento do classificador, foram utilizados pontos aleatórios de cada classe de mapeamento do projeto TerraClass Cerrado 2013. Considerando o mapeamento do TerraClass Cerrado 2013 como verdade terrestre, obteve-se um índice Kappa de 0,64. Houve superestimação expressiva da agricultura anual e da área urbana. A metodologia proposta apresentou um bom potencial como uma alternativa de menor custo e tempo para o mapeamento do uso e cobertura do solo do Cerrado..
Data Created: 2021-11-18
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sano-Desempenho-de-algoritmo-de-classificacao.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace