Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136390
Title: Impacto do manejo agroflorestal sobre a dinâmica de nutrientes e a macrofauna invertebrada do solo em área de transição do Norte do Piauí.
Authors: LIMA, S. S. de
AQUINO, A. M. de
CASTRO, A. A. J. F. de
LEITE, L. F. C.
Affiliation: SANDRA SANTANA DE LIMA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANTONIO ALBERTO JORGE FARIAS DE CASTRO, UFPI; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN.
Date Issued: 2021
Citation: In: SOTTA, E. D.; SAMPAIO, F. G.; MARZALL, K.; SILVA, W. G. da (Org.). Estratégias de adaptação às mudanças do clima dos sistemas agropecuários brasileiros. Brasília, DF: MAPA, 2021.
Pages: p. 150-151.
Description: A intensa utilização dos recursos naturais, ocasionada pela demanda de áreas para a produção de alimentos exponencial e o desenvolvimento tecnológico, teve como consequência, a ampliação dos processos de degradação do meio ambiente. Nesse contexto, a conversão de áreas florestais em cultivo agrícola, seja em grande ou pequena escala, resulta em impactos no ecossistema. O modelo de agricultura, baseado em intensivo preparo do solo e manejo com corte e queima da vegetação, que ainda vem sendo utilizado pelos agricultores, garantindo a subsistência de muitas populações pobres rurais.
Thesagro: Recurso Natural
Meio Ambiente
Nutriente
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Outras publicações (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impacto-manejo-agroflorestal.pdf336,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace