Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137181
Title: Principais pragas em viveiros de mudas de eucalipto.
Authors: QUEIROZ, D. L. de
SOLIMAN, E. P.
BURCKHARDT, D.
Affiliation: DALVA LUIZ DE QUEIROZ, CNPF; EVERTON PIRES SOLIMAN, Suzano Papel e Celulose; DANIEL BURCKHARDT, Naturhistorisches Museum.
Date Issued: 2021
Citation: In: LEMES, P. G.; ZANUNCIO, J. C. (ed.). Novo manual de pragas florestais brasileiras. Montes Claros: Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Ciências Agrárias, 2021. p. 230-261.
Description: A qualidade sanitária da plantação florestal deve ser mantida desde a fase de produção de mudas. O bom manejo do viveiro e o controle de pragas e doenças garantem uma maior sobrevivência e qualidade das mudas, o que certamente melhora o rendimento do empreendimento florestal. Vários insetos podem estar associados ao eucalipto na fase de mudas no viveiro. Alguns deles são generalistas e atacam diversas culturas. Insetos como formigas-cortadeiras e cupins atacam o eucalipto em diferentes estágios de desenvolvimento, desde o viveiro até a colheita. Entretanto, com a modernização dos viveiros, principalmente com o uso de tubetes, mudas suspensas e boas práticas de manejo, estes insetos deixaram de ser problema em viveiro, passando a ser tratados como pragas de campo. Os principais insetos que causam problemas em viveiros são grilos, lagartas, moscas-das-raízes e paquinhas. Psilídeos, pulgões, cochonilhas e vespa- -de-galha também podem causar danos em viveiros, principalmente em jardins clonais de eucalipto.
Thesagro: Eucalipto
Praga de Planta
Viveiro Florestal
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dalva-Capitulo-14.pdf8,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace