Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138070
Title: Atividade antiparasitária dos óleos essenciais de Aloysia triphylla, Lippia gracilis e Piper aduncum no controle de Piscinoodinium pillulare em Colossoma macropomum.
Authors: SANTOS, P. R. dos
Affiliation: PAULA RIBEIRO DOS SANTOS, Orientadora: Dra. Edsandra Campos Chagas, CPAA.
Date Issued: 2021
Citation: 2021.
Pages: 72 f.
Description: Piscinoodinium pillulare é um ectoparasito reconhecido mundialmente pelos surtos provocados em grande escala nas pisciculturas, e com registro em tambaqui, Colossoma macropomum, espécie nativa mais produzida no Brasil. A busca por produtos naturais como alternativa aos sintéticos para o tratamento de doenças em peixes tem crescido nos últimos anos, de-vido suas propriedades biodegradáveis e menor possibilidade de causar resistência parasitária. Diante deste cenário, o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antiparasitária dos óleos essenciais (OEs) de Aloysia triphylla, Lippia gracilis e Piper aduncum para o controle de Piscinoodinium pillulare em juvenis de tambaqui.
Thesagro: Colossoma Macropomum
Fisiologia
Keywords: Óleos essenciais
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Orientadora: Dra. Edsandra Campos Chagas; coorientadora: Dra. Profa. Sanny Maria de Andrade Porto.
Type of Material: Teses
Access: openAccess
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao-PaulaRibeiro-PPGCARP.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace