Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138119
Title: Análises geoestatísticas na avaliação da variabilidade do pH do solo em consórcio agroflorestal com cupuaçuzeiro, pupunhera e bacabeira.
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
SILVA, D. V. da
MIQUELONI, D. P.
BARDALES, N. G.
AMARAL, E. F. do
Affiliation: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; DÉBORAH VERÇOZA DA SILVA, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre; DANIELA POPIM MIQUELONI; NILSON GOMES BARDALES; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021, Piracicaba. Conciliando pessoas e evoluindo paradigmas: resumos expandidos e relatos de experiências. Piracicaba: ESALQ/USP, 2021.
Pages: p. 183-186.
Description: Em sistemas agroflorestais (SAFs) ocorrem diversos tipos de interações entre os componentes e também com o solo. A variabilidade nos atributos do solo é intrínseca, no entanto as modificações promovidas pelas espécies vegetais pode determinar sua alteração. A fim de identificar a espacialidade das interações que ocorrem nos SAFs, este trabalho objetivou avaliar por meio dos parâmetros de análises geoestatísticas a dependência espacial e variabilidade do pH do solo em um consórcio agroflorestal com cupuaçuzeiro, pupunheira e bacabeira. O estudo foi conduzido em área de produtor localizada no ramal Baixa Verde do Projeto Reca (RO) em um consórcio agroflorestal de 11 anos de idade com duas partes distintas: (S1) com as espécies cupuaçuzeiro e pupunheira, e a segunda (S2) que possuía também a bacabeira. As amostras de solo foram coletadas em malha regular de 3 m x 10 m. Para verificar a dependência espacial, interpolar dados e elaborar mapas de isolinhas, foi empregada análise geoestatística, por meio de ajustes de semivariograma. A análise de dependência espacial do pH apresenta grau moderado, com o modelo esférico de ajuste do semivariograma. Os parâmetros do semivariograma indicam que a amostragem utilizada para avaliação do pH em consórcios agroflorestais foi adequada, com alcance superior a 12 m, ou seja, maior que a malha amostral adotada. Na área com pupunheira e cupuaçuzeiro os valores de pH são superiores ao sistema que inclui a bacabeira como componente adicional.
Thesagro: Agrossilvicultura
Fertilidade do Solo
Ph
Consorciação de Cultura
Cupuaçu
Theobroma Grandiflorum
Pupunha
Bactris Gasipaes
Bacaba
Oenocarpus Distichus
NAL Thesaurus: Agroforestry
Soil fertility
Soil pH
Mixed cropping
Geostatistics
Keywords: Sistema agroflorestal (SAF)
Peach palm
Geoestadísticas
Ramal Baixa Verde do Projeto Reca (RO)
Rondônia
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
ISBN: 978-65-81152-33-8
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27246.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace