Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138120
Title: Avaliação de mudas de espécies de eucalipto e seu desempenho em sistema silvipastoril no Acre.
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
SILVA, S. B. da
SILVA, D. V. da
ALMEIDA, J. A. B. de
Affiliation: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; SANDRA BEZERRA DA SILVA, Universidade Federal do Acre (Ufac); DÉBORAH VERÇOZA DA SILVA, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre; JUCÉLIA APARECIDA BATISTA DE ALMEIDA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021, Piracicaba. Conciliando pessoas e evoluindo paradigmas: resumos expandidos e relatos de experiências. Piracicaba: ESALQ/USP, 2021.
Pages: p. 187-190.
Description: A indicação do componente arbóreo adequado é etapa essencial para o sucesso em sistemas de integração. Objetivou-se neste estudo a avaliação de espécies de eucalipto na fase de mudas e seu desempenho em sistema silvipastoril no Acre. O experimento foi conduzido em duas etapas: (I) produção das mudas e avaliação dos parâmetros morfológicos e (II) plantio e condução das mudas no campo em sistema silvipastoril (SSP). Na etapa I, foram produzidas mudas de oito espécies de eucalipto, onde o experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado, com oito tratamentos e quatro repetições, sendo avaliados a altura da planta (H), diâmetro do colo (DC), massa seca da parte aérea (MSPA) e das raízes (MSR). Na etapa II, as mudas foram instaladas no campo em SSP em linhas triplas em dois experimentos, um com revolvimento do solo com grade e outro em plantio direto. Para ambos experimentos, o delineamento foi em blocos casualizados, em parcelas subdivididas, com oito espécies nas parcelas e três posições das linhas de plantio, como subparcelas. A espécie Eucalyptus robusta apresentou os maiores valores para os parâmetros morfológicos na fase de mudas. As posições das linhas no sistema influenciaram o desenvolvimento das espécies. A espécie Eucalyptus camaldulensis apresentou melhor desempenho no campo em ambos os experimentos, apresentando as maiores taxas de sobrevivência aos quatro anos e oito meses e o maior crescimento em diâmetro e altura.
Thesagro: Agrossilvicultura
Eucalipto
Eucalyptus spp
Muda
Produção
Viveiro
Rendimento
NAL Thesaurus: Agroforestry
Silvopastoral systems
Seedling production
Nursery crops
Crop yield
Keywords: Sistema agroflorestal (SAF)
Sistema silvipastoril
Integração pecuária-floresta (iLP)
Agroforestería
Producción de plántulas
Cultivos de viveros
Rendimiento de los cultivos
Viveiro da Floresta (AC)
Rio Branco (AC)
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
ISBN: 978-65-81152-33-8
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27247.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace