Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138451
Título: Avaliação in vitro de acessos de Saccharum à tolerância ao alumínio.
Autoria: NASCIMENTO, L. H. A.
OLIVEIRA, L. A. R. de
SANTANA, F. V.
MALSCHITZKY, S. A.
MORAIS, L. K. de
LEDO, A. da S.
Afiliação: LUCAS HENRIQUE ANDRADE NASCIMENTO; LEILA ALBUQUERQUE RESENDE DE OLIVEIRA, UFS; FERNANDA VIEIRA SANTANA; SOFIA AMARAL MALSCHITZKY; LIZZ KEZZY DE MORAIS, CPATC; ANA DA SILVA LEDO, CPATC.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021.
Páginas: p. 31-35.
Conteúdo: O Brasil se destaca no cenário mundial quanto à produção de energia renovável. Neste sentido, a pesquisa tem despertado grande interesse pelas biomassas que apresentam grande potencial energético e vem buscando incessantemente por cultivares mais produtivas sob condições desfavoráveis. Dentre as biomassas utilizadas e de maior potencial para produção de energia, a cana-de-açúcar destaca-se no cenário nacional. Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar dois acessos: Saccharum officinarum e Miscanthus spp., do complexo Saccharum do BAGCana da Embrapa, quanto à tolerância ao estresse abiótico de toxidez por alumínio, em condições de cultivo in vitro. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Aracaju. Foram utilizadas brotações adventícias, cultivadas em meio Murashige e Skoog líquido, suplementado com 2% de sacarose, na presença de cinco concentrações (0, 200, 400, 600, 800 μM) de AlCl3. Número de brotações, comprimento da parte aérea e da raiz, massa seca da raiz e da parte aérea, teor de prolina e clorofilas A, B e total foram analisados. Saccharum officinarum apresentou maior comprimento de raízes, massa seca e fresca da parte aérea e menores teores de prolina frente a toxidez de alumínio, apresentando assim maior tolerância que o acesso Miscanthus sp.
Thesagro: Cana de Açúcar
Biomassa
Energia
Bioenergia
Alumínio
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacao-in-vitro-de-acessos.pdf130,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace