Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138483
Title: Avaliação in vivo do óleo de coco na nutrição de tambaquis.
Authors: CARVALHO, A. S.
MENEZES, S. A.
SANTOS, H. L.
SANTANA, F. S. de
SANTOS, J. M. F.
SANTOS, C. C. M.
FUJIMOTO, R. Y.
Affiliation: AMANDA SILVA CARVALHO; SHIRLEY AVILA MENEZES; HUGO LEANDRO SANTOS; FABRICIO SA DE SANTANA; JESSICA MARIA FONTES SANTOS; CINDY CAROLINE MOURA SANTOS; RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 10., 2021, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2021.
Pages: p. 36-39.
Description: O objetivo foi avaliar diferentes concentrações de óleo de coco, sobre o desempenho produtivo e composição de carcaça de juvenis de tambaqui. Formulou-se uma dieta contendo 33% de proteína bruta e 12% de extrato etéreo usando o óleo de coco (OCV) em substituição ao óleo de soja (25, 50, 75 e 100%). As rações foram pesadas diariamente baseando-se na porcentagem da biomassa de cada tanque (5% PV), fornecida duas vezes ao dia por 90 dias. Mensalmente foram realizadas biometrias, onde os peixes foram retirados dos tanques e anestesiados com 60 mg. L-1 de óleo de cravo para avaliação do desempenho produtivo e ajuste da quantidade de ração fornecida. Ao final do experimento, dois peixes de cada tanque (6 peixes por tratamento) foram eviscerados e moídos para determinar a composição centesimal. Durante 30 e 60 dias, as dietas não promoveram nenhuma alteração no desempenho. Contudo, para os 90 dias, as dietas contendo 50% de óleo de coco aumentaram o ganho de peso dos peixes. Em relação à composição centesimal, o índice de proteína bruta corporal nos juvenis de tambaquis foi maior nos tratamentos contendo 50% e 75% de inclusão de óleo de coco virgem na dieta.
Thesagro: Peixe
Tambaqui
Óleo Vegetal
Coco
Nutrição Animal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-in-vitro-do-oleo.pdf173,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace