Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138525
Title: Interação de diluidores e taxas de congelação sobre a qualidade do sêmen criopreservado de carneiros: resultados parciais.
Authors: SOUZA, I. E. A.
MOLINA, J. C. J.
AZEVEDO, H. C.
Affiliation: INGRID ELLEN ANDRADE SOUZA; JULIO CONSTANTINO JERI MOLINA; HYMERSON COSTA AZEVEDO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: WORKSHOP DE CADEIAS DE PRODUÇÃO AGROFLORESTAL PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA, 1., 2021, Porto Velho. Caminhos da produção agroflorestal na Amazônia: anais. Porto Velho: Núcleo Regional Noroeste SBCS, 2021.
Pages: p. 79-82.
Description: Este trabalho teve como objetivo testar os efeitos da interação entre meios diluidores com diferentes concentrações de lecitina de soja e diferentes taxas de congelação sobre a cinética espermática no sêmen congelado de carneiros. Os ejaculados coletados de 12 carneiros foram diluídos em meios diluidores com adição de 20% de gema de ovo (GO-20) ou com adição de 0,5%, 1,0% e 2,0% de lecitina de soja (LS) em substituição à GO no diluidor à base de Glicina-Leite. Estas amostras de sêmen diluído foram submetidas à refrigeração e posteriormente a três taxas de congelação: -60, -20 e -10 °C/min. Apenas as amostras da taxa lenta (-10 °C/min) foram descongeladas (40oC/20 seg.) e submetidas à análise computadorizada da cinética espermática. Estes resultados parciais demonstraram que o GO-20 e LS-2,0% não diferiram entre si (P>0,05), obtendo maiores (P<0,05) e consequentemente melhores médias da maioria dos parâmetros de cinética espermática. Conclui-se que a adição de lecitina de soja a 2% é capaz de substituir a gema de ovo na composição do meio diluidor para congelação de sêmen de carneiros quando submetido a taxa de congelação lenta (-10 °C/min).
Thesagro: Carneiro
Sêmen
Ovino
Criopreservação
Lecitina
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Interacao-de-diluidores.pdf127,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace