Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138528
Title: Protocolo de aclimatação e quarentena para alevinos de tambaqui.
Authors: Santana, F. S. de
PAIXÃO, P. E. G.
CARVALHO, A. S.
SANTOS, H. L. dos
SANTOS, J. M. F.
MENESES, S. A.
MOURA, C. C.
BRITO, T. R. S.
FUJIMOTO, R. Y.
Affiliation: FABRICIO SA DE SANTANA; PETERSON E. G. PAIXÃO; AMANDA SILVA CARVALHO; HUGO LEANDRO DOS SANTOS; JÉSSICA MARIA FONTES SANTOS; SHIRLEY AVILA MENESES; CINDY CAROLINE MOURA; THAYS REIS SANTOS BRITO; RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: WORKSHOP DE CADEIAS DE PRODUÇÃO AGROFLORESTAL PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA, 1., 2021, Porto Velho. Caminhos da produção agroflorestal na Amazônia: anais. Porto Velho: Núcleo Regional Noroeste SBCS, 2021.
Pages: p. 86-89.
Description: O objetivo foi determinar o melhor tempo para aclimatação do tambaqui após transporte. Para isso alevinos de tambaqui foram transportados num percurso de 400 km. Para a simulação de transporte os peixes foram expostos em condições semelhantes às utilizadas pelos piscicultores. Após o transporte, os peixes foram submetidos a um experimento de aclimatação, onde foram avaliados diferentes tempos de aclimatação (30 min, 60 min, sem aclimatação). Anteriormente ao transporte e após os tempos de aclimatação nos tempos 1, 24, 48, 72 e 96 horas, o sangue dos peixes foi coletado por punção caudal para determinação dos valores hematológicos e bioquímicos. Os parâmetros de qualidade de água foram mensurados. Apenas lactato não apresentou interação entre os parâmetros sanguíneos. Para o tratamento 30 minutos de aclimatação, os valores de glicose e bem como os índices hematimétricos retornaram à normalidade dentro de 24 e 48 horas. Conclui-se que 30 minutos é o tempo adequado para aclimatação.
Thesagro: Peixe
Alevino
Tambaqui
Transporte
Animal
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Protocolo-de-aclimatacao.pdf126,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace