Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138535
Title: Subpopulações de espermatozoides de carneiros submetidos a diferentes métodos de conservação do sêmen.
Authors: OLIVEIRA, M. B. de
OLIVEIRA, D. A.
MOLINA, J. C. J.
MARIA, A. N.
AZEVEDO, H. C.
Affiliation: MATHEUS BATISTA DE OLIVEIRA; DAVI ANDRADE OLIVEIRA; JULIO CONSTANTINO JERI MOLINA; ALEXANDRE NIZIO MARIA, CPATC; HYMERSON COSTA AZEVEDO, CPATC.
Date Issued: 2021
Citation: In: WORKSHOP DE CADEIAS DE PRODUÇÃO AGROFLORESTAL PRIORITÁRIAS DA AMAZÔNIA, 1., 2021, Porto Velho. Caminhos da produção agroflorestal na Amazônia: anais. Porto Velho: Núcleo Regional Noroeste SBCS, 2021.
Pages: p. 102-105.
Description: A otimização da seleção de carneiros e de sêmen para conservação pode ser alcançada com a análise de subpopulações espermáticas. Objetivou-se identificar, caracterizar, analisar a dinâmica e avaliar a influência dos métodos de conservação sobre as subpopulações de espermatozoides móveis no sêmen de carneiros. Foi utilizado um banco de dados de cinética espermática computadorizada cujos espermatozoides foram distribuídos de acordo com os grupos: sêmen fresco (138.626 espermatozoides); sêmen refrigerado (14.816 espermatozoides) e sêmen congelado (45.488 espermatozoides). Foi realizada análise multivariada (two-step cluster) para formação de clusters, aplicado o teste de Shapiro-Wilk para avaliação da normalidade dos dados, e análise de variância com teste post-hoc de Tukey para avaliar diferenças entre os grupos. Dados sem distribuição normal, foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis com post-hoc de Dunn. Para todos os testes foi considerado o nível de 5% de significância. Os grupos de sêmen refrigerado e sêmen congelado apresentaram apenas dois clusters enquanto o sêmen fresco apresentou três. A proporção de espermatozoides considerados rápidos, lineares e progressivos foi 81,20 % no sêmen fresco, 57,20 % no sêmen refrigerado, e 59,90% no sêmen congelado. A conservação seminal diminui o número de subpopulações de espermatozoides e a proporção daqueles considerados rápidos, progressivos e lineares.
Thesagro: Carneiro
Sêmen
Coleta de Sêmen
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Subpopulacoes-de-espermatozoides.pdf181,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace