Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138879
Title: Extração de pigmentos naturais para uso em alimentos.
Authors: OLIVEIRA, R. C. de
PINTO, J. M. A.
OLIVEIRA, L. M. de
OLIVEIRA, S. S.
CAVALCANTI, A. H. V.
BOTELHO, S. de C. C.
Affiliation: BRUNA AKEMY HASHIMOTO DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; JOYCE MENDES ANDRADE PINTO, CPAMT; LAUREN MENEGON DE OLIVEIRA, FASTECH, Sinop-MT; SUZINEI SILVA OLIVEIRA, CPAMT; AMANDA HEBERLE VERZUTTI CAVALCANTI, UFMT, Sinop-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT.
Date Issued: 2021
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 23.
Description: A coloração é uma das principais características para a escolha de um alimento. Antocianinas, betaninas, carotenoides e clorofilas são corantes naturais encontrados em frutas, vegetais e em alguns animais que, além de colorir, trazem benefícios à saúde humana, atuando na proteção do organismo e na prevenção de doenças. Este trabalho teve como objetivo identificar a condição mais adequada para extração dos principais pigmentos naturais de cenoura (Daucus carota), beterraba (Beta vulgaris), vinagreira (Hibiscus sabdariffa) e moringa (Moringa oleífera). Foi utilizado um esquema fatorial 3x3, sendo 3 temperaturas de extração (25 °C, 40 °C e 55 °C), 3 tempos de exposição (30 min, 735 min e 1440 min) e 3 solventes (água; 50% de água + 50% de etanol 95%; etanol 95%), com 3 pontos centrais. Avaliaram-se as condições mais adequadas para a extração de carotenoides (cenoura), betanina (beterraba), antocianina (vinagreira) e clorofila (moringa), sendo que o teor dos pigmentos foi determinado por método espectrofotométrico. Os resultados obtidos foram tratados por análise de variância seguida pelo teste de Tukey considerando um nível de confiança de 95% (p<0,05). A partir dos resultados obtidos, pôde-se avaliar que a melhor condição para a extração do carotenoide da cenoura foi à temperatura de 25 °C no tempo de 1440 min (24 h) e utilizando água como solvente extrator. Para a extração da antocianina da vinagreira, observou-se que a extração à temperatura de 25° C no tempo de 30 min utilizando água como solvente extrator apresentou resultados semelhantes a extração realizada à temperatura de 25 °C no tempo de 1440 min utilizando água como solvente extrator, sendo selecionado a primeira extração como sendo a melhor condição por ser um método mais rápido. Pôde-se constatar que, para a extração da clorofila da moringa, a melhor condição foi à temperatura de 55 °C no tempo de 1440 min e utilizando etanol 95% como solvente extrator. A melhor condição observada para a extração da betanina da beterraba foi à temperatura de 55 °C no tempo de 30 min e utilizando água como solvente extrator. A partir dos resultados foi possível identificar a melhor condição para extração de pigmentos em beterraba, cenoura, vinagreira e moringa com possibilidade de uso na pigmentação de alimentos.
Thesagro: Extração
Pigmento
Alimento
Antocianina
Carotenóide
Clorofila
Beterraba
Cenoura
Keywords: Sinop-MT
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021-cpamt-sccb-extracao-pigmentos-naturais-uso-alimentos-p-23.pdf349,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace