Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138943
Title: Emissões de óxido nitroso de solo cultivado com marandu com sistema solteiro e .
Authors: BARROS JÚNIOR, J. H.
MISSIATTO, J. V. F.
MOHR, D. M.
SIMÕES, F. G.
MARINHO, L. A.
SILVA, B. R. da
NASCIMENTO, A. F. do
Affiliation: JEOVÁ HERCULANO BARROS JÚNIOR, UFMT, Sinop-MT; JOÃO VÍTOR FANTIN MISSIATTO, UFMT, Sinop-MT; DANIELA MARIA MOHR, UFMT, Sinop-MT; FERNANDO GONÇALVES SIMÕES, UFMT, Sinop-MT; LUCAS ALVES MARINHO, UFMT, Sinop-MT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; ALEXANDRE FERREIRA DO NASCIMENTO, CPAMT.
Date Issued: 2021
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 47.
Description: O setor pecuário tem sido altamente destacado como um dos principais emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE), no entanto, com a adoção de sistemas silvipastoris, é possível mitigar estas emissões. Este trabalho visa avaliar as emissões de óxido nitroso (N2O) do solo de cultivo solteiro e de sistema integrado de Pecuária-Floresta (iPF). O experimento foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT, no período de um ano, entre maio de 2020 a abril de 2021.Os modelos de produção avaliados constituem de tipos distintos: pastagem de capim Marandu (Uruchloa Brizantha cv. Marandu) em monocultivo; pastagem de capim Marandu com renques em linhas triplas do clone híbrido H13 Eucalyptus urograndis. Para as coletas das amostras de ar foram instaladas câmaras estáticas manuais, ventiladas, de formato retangular (40x60x09 cm). As amostras foram coletadas semanalmente no período chuvoso e quinzenalmente no período seco. O tempo de instalação das câmaras foi de 60 minutos com intervalo de 20 minutos entre as coletas. A determinação das concentrações de N2O nas amostras foi realizada por meio de cromatógrafo gasoso equipado com o detector de captura de elétrons (ECD). Os fluxos de N2O foram calculados considerando os incrementos do gás emitido em função do tempo de instalação das câmaras. Os fluxos foram interpolações por meio da Integração trapezoidal para se obter os valores das emissões acumuladas. Os dados foram submetidos a Análise de Variância (Anova). Não foi observada diferença entre as emissões acumuladas de N2O do solo de pastagens solteira e integrada (p = 0,90), com valores médios de 1,86 kg ha-1 na pastagem solteira e 1,88 kg ha-1 de N-N2O no sistema silvipastoril. Embora com emissões semelhantes, no sistema silvipastoril é possível retirar mais produto por área, como grãos e madeira, com maior intensificação do uso do solo, o que poderia provocar maior emissão, o que não foi observado. Dessa forma, como se trata de um estudo com somente um ano de coleta, as avaliações continuarão visando validar os referidos resultados por mais um ano.
Thesagro: Efeito Estufa
Brachiaria Brizantha
Eucalipto
Pecuária
Eucalyptus spp
Monocultura
Keywords: Gases de Efeito Estufa
GEE
Óxido nitroso
Capim Marandu
Sistema solteiro
Sistema integrado de produção
Integração pecuária-floresta
IPF
Sinop-MT
Language: Portugues
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace